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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Simulação computacional do roleteamento de eixo virabrequim de compressor monocilíndrico de ferro fundido nodular austemperado
Autor(es): Jose Adalardo Beluco
primer Tutor: Paulo Roberto Cetlin
primer miembro del tribunal : Maria Teresa Paulino Aguilar
Segundo miembro del tribunal: Jose Felipe Dias
Resumen: Simulou-se o roleteamento de um eixo virabrequim fabricado em ferro fundido nodular austemperado, conhecido como ADI (Austempered Ductile Iron), utilizando o método de elementos finitos, através do software Deform 3DTM. O roleteamento é um tratamento usado em peças de aço e ferro fundido em regiões de concentração de tensão, a fim de melhorar as propriedades de resistência à fadiga. O processo aumenta a dureza e introduz tensões residuais compressivas na superfície do material a ser processado, reduzindo as tensões de tração atuantes em peças submetidas a cargas cíclicas. A avaliação da resistência à fadiga de um eixo virabrequim fabricado em ADI é de grande importância, sobretudo do ponto de vista industrial e a aplicação de modelos matemáticos de previsão de vida à fadiga é uma ferramenta útil que auxilia na confecção de projetos e no processo de fabricação. O projeto do eixo foi fornecido pela Schulz Compressores e a aplicação da força com intensidade de 400N, no raio de concordância do munhão com o flange, foi realizada por meio de dois roletes de 45mm de diâmetro com raio de curvatura de 2mm e espessura de 1,48mm. Após a simulação foram analisadas as distribuições das deformações e as tensões residuais nos sentidos transversal e longitudinal da peça
Abstract: In this work, simulation of rolling has been done relating to one crankshaft made of A.D.I. (Austempered Ductile Iron), through Deform 3DTM application software. Rolling is a cold work process widely applied in regions of stress concentration of steel and casted iron in order to improve fatigue resistance properties. This process increases the hardness and it introduces residual compressive stresses in materials surfaces of pieces to be manufactured, reducing their tension stresses when it is subjected to cycling loads. The fatigue resistance evaluation of one crankshaft, made of A.D.I. has a great importance, mainly due to industrial point of view. The use of mathematical models for predicting fatigue life is a very useful tool that helps during conception project and manufacturing process. The related crankshaft project was supplied by Schulz Compressors industry, and the load application force of 400N in the fillet radius between the trunnion and the flange of the crankshaft was performed by two rollers of 45mm of diameter and fillet radius of 2mm and 1,48mm of thickness. After simulating work, both the distribution of the strains and the residual stresses in the longitudinal and transversal directions were analyzed
Asunto: Engenharia metalúrgica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MSFGE
Fecha del documento: 30-mar-2011
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