Avaliação das propriedades psicométricas da escala de autorrelato de sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ASRS-18
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Erasmo Barbante Casella
Leandro Fernandes Malloy Diniz
Leandro Fernandes Malloy Diniz
Resumo
OBJETIVO: Avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira da ASRS-18 e sua validade para uso no país. MÉTODOS: A ASRS-18 foi completada por 180 adultos, sendo 90 com TDAH e 90 controles, emparelhados por gênero e idade. A avaliação diagnóstica segundo os critérios do DSM-IV-TR, feita por pelo menos dois especialistas neste assunto, foi considerada como o diagnóstico padrão-ouro. Aconfiabilidade da escala foi calculada pela medida do coeficiente alfa de Cronbach. Para avaliar a acurácia do diagnóstico, calcular a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo, e definir o melhor ponto de corte, a curva ROC foi utilizada. A comparação entre os grupos TDAH e Controles foi feita com o teste não paramétrico de Mann-Whitney e a análise de correlação entre a ASRS e a BIS-11 foifeita com o coeficiente de Spearman. RESULTADOS: O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,938 indicando que a ASRS tem alta consistência interna. Usando um ponto de corte de 21 pontos para o maior escore entre as subescalas de desatenção e hiperatividade-impulsividade, encontramos 0,944 de área sob a curva, com excelente sensibilidade (92,2%), especificidade (98,9%), VPP (96,5%) e VPN (92,6%), indicando que a ASRS tem boa capacidade para discriminar adultos comTDAH. Nós comparamos esses resultados aos obtidos com a versão reduzida da ASRS e embora essa também apresente alta sensibilidade e especificidade, a versão completa obteve melhor combinação de propriedades psicométricas. CONCLUSÃO: A versão brasileira da ASRS-18 apresenta boas propriedades psicométricas e pode ser usada como uma ferramenta complementar no diagnóstico de adultos com TDAH na prática clínica.
Abstract
Assunto
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade, Neurociências
Palavras-chave
Neurociências