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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação das propriedades psicométricas da escala de autorrelato de sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ASRS-18
Autor(es): Wellington Borges Leite
primer Tutor: Paulo Caramelli
primer miembro del tribunal : Erasmo Barbante Casella
Segundo miembro del tribunal: Leandro Fernandes Malloy Diniz
Resumen: OBJETIVO: Avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira da ASRS-18 e sua validade para uso no país. MÉTODOS: A ASRS-18 foi completada por 180 adultos, sendo 90 com TDAH e 90 controles, emparelhados por gênero e idade. A avaliação diagnóstica segundo os critérios do DSM-IV-TR, feita por pelo menos dois especialistas neste assunto, foi considerada como o diagnóstico padrão-ouro. Aconfiabilidade da escala foi calculada pela medida do coeficiente alfa de Cronbach. Para avaliar a acurácia do diagnóstico, calcular a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo, e definir o melhor ponto de corte, a curva ROC foi utilizada. A comparação entre os grupos TDAH e Controles foi feita com o teste não paramétrico de Mann-Whitney e a análise de correlação entre a ASRS e a BIS-11 foifeita com o coeficiente de Spearman. RESULTADOS: O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,938 indicando que a ASRS tem alta consistência interna. Usando um ponto de corte de 21 pontos para o maior escore entre as subescalas de desatenção e hiperatividade-impulsividade, encontramos 0,944 de área sob a curva, com excelente sensibilidade (92,2%), especificidade (98,9%), VPP (96,5%) e VPN (92,6%), indicando que a ASRS tem boa capacidade para discriminar adultos comTDAH. Nós comparamos esses resultados aos obtidos com a versão reduzida da ASRS e embora essa também apresente alta sensibilidade e especificidade, a versão completa obteve melhor combinação de propriedades psicométricas. CONCLUSÃO: A versão brasileira da ASRS-18 apresenta boas propriedades psicométricas e pode ser usada como uma ferramenta complementar no diagnóstico de adultos com TDAH na prática clínica.
Asunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NFFR5
Fecha del documento: 26-sep-2011
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