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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelo relacional entre conhecimentos transmitidos por cursos de especialização lato sensu em Administração e seus impactos na vida profissional: uma análise na perspectiva dos alunos egressos
Authors: Ricardo Hipolito Garcia
First Advisor: Antonio Del Maestro Filho
First Referee: Iris Barbosa Goulart
Second Referee: Ana Lucia Miranda Lopes
Third Referee: Devanir Vieira Dias
Abstract: Este estudo teve por objetivo investigar a relação entre o Conhecimento adquirido em cursos de pós-graduação lato sensu em Administração e o Retorno Profissional obtido pelos profissionais egressos dos mesmos, utilizando, para tal, um modelo relacional hipotético construído a partir desses dois construtos. Para se atingir este objetivo, o referencial teórico deste trabalho abrangeu estudos referentes aos temas conhecimento, aprendizagem, educação continuada, especialização lato sensu modalidades MBA e MPA, avaliação de programas de especialização, avaliação de Instituições de Ensino Superior e perspectivas de carreira de executivos. Incluiu, além disso, um resgate histórico que possibilitou situar o contexto do estudo nos dias de hoje, dada a realidade da economia e do mercado em que se inserem as organizações e pessoas. Optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário elaborado especialmente para essa finalidade. Os dados coletados foram tabulados e analisados por intermédio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, incluindo análises fatoriais, que possibilitaram a validação das escalas psicométricas utilizadas no instrumento de pesquisa. Além disto, a aplicação da Modelagem por Equações Estruturais possibilitou avaliar o grau de importância com que cada variável interferiu em cada construto, bem como o cálculo dos respectivos coeficientes de caminho, estabelecidos pelo modelo relacional entre Conhecimento e Retorno Profissional, temas centrais e objetos de análise da pesquisa. As principais conclusões do estudo revelaram a validade nomológica-estrutural do modelo proposto. Assim, na percepção dos indivíduos que compõem a amostra selecionada para o estudo, existe uma relação positiva e significativa entre o Conhecimento adquirido nos cursos de especialização lato sensu em Administração e o Retorno Profissional. Os dados revelaram, ainda, que os cursos de pós-graduação em Administração têm sido mais procurados por profissionais provenientes de graduação em Administração e Engenharia. Outro destaque nas conclusões refere-se ao fato de que os respondentes consideraram como muito importante a possibilidade de atualização de conhecimentos para aplicação no trabalho, bem como a formação de uma network ou rede de relacionamentos durante a realização do curso. Constatou-se, também, que a escolha da Instituição de Ensino Superior onde realizar o curso está relacionada ao seu prestígio e respectiva qualidade do quadro de professores, bem como sua localização e o custo do curso comparado com os concorrentes. Finalmente, observou-se que, apesar dos Conhecimentos adquiridos nos cursos de especialização guardarem relação direta, positiva e significativa com o Retorno Profissional, este fator, curiosamente, na percepção dos respondentes, não garante aumento de salários e nem estabilidade no emprego
Abstract: This study had by objective to investigate the relationship between the Knowledge acquired in lato sensu post graduation courses in Business Administration and the Professional Feedback obtained by the graduates of these courses and to develop and validate a relational model that involves these two hypothetical constructs.To achieve this goal, the theoretical frame of reference encompassed recent studies in the areas of continuing education, lato sensu specialization in the MBA and MPA modalities, assessment of specialization programs, assessment of Higher Education Institutions, career development opportunities for executives, and to seek, through a historical rescue, to situate the context of this study in actual times, given the economy and market reality into which organizations and individuals are inserted. The study methodology was based on an exploratory quantitative research, making use of a questionnaire developed specifically for this purpose as a way to collect data, which were analyzed using the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). This tool helped to perform the factor analysis that allowed the validation of the psychometric scales used in the research instrument. Furthermore, Structural Equation Modeling allowed the discovery of the degree of importance on which each variable affects each construct as well as the calculation of the path coefficients, as proposed by the relational model between Knowledge and Professional Feedback. The main conclusion obtained by this work may be highlighted as the validation of the proposed model, as it proved the existence of a positive and significant relationship between the constructs of second order. Thus, one can say that there is a significant positive relationship between Knowledge acquired in the lato sensu specialization courses in Business Administration and Professional Feedback, as perceived by individuals in the sample selected for the study. Adjustments were made in order to increase the reliability of results, and proposals for new studies that amplify the outcome of the main objective of the work and that increase the reliability of the model developed herein, in the case for reapplication in other samples
Subject: Administração Estudo e ensino (Pos-graduação)
Mercado de trabalho
Administração
Administradores de empresas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NGHPW
Issue Date: 6-May-2011
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