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Type: Tese de Doutorado
Title: Perfil neuropsicológico das paralisias cerebrais: hemiplégica e diplégica
Authors: Patricia Martins de Freitas
First Advisor: Vitor Geraldi Haase
First Co-advisor: Rui Rothe-neves
First Referee: Leandro Fernandes Malloy Diniz
Second Referee: Elizabeth do Nascimento
Third Referee: Daniel Fuentes Moreira
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Alice Matos Pimenta Parentes
Abstract: Atualmente, diversas pesquisas têm sido direcionadas para o desenvolvimento de modelos explicativos sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças com lesões cerebrais precoces. O perfil cognitivo neuropsicológico pode ser estudado comparando o desempenho em funções verbais e funções não-verbais. Desta forma, além de descrever os padrões de desempenho é possível também investigar fenômenos que têm sido freqüentemente apontados na literatura: neuroplasticidade, equipotencialidade, especialização hemisférica. Nesse contexto, o principal objetivo desta tese é investigar a convergência entre o perfil clínico e os padrões cognitivos das paralisias cerebrais (PC) hemiplégica e diplégica, investigando tanto as possíveis alterações lingüísticas quanto viso-espaciais. Esse foco de investigação foi definido a partir de observações dos padrões mais freqüentes no contexto da clínica. A PC é uma condição clínica caracterizada por variações sintomatológicas, entretanto algumas queixas são bastantes presentes, especialmente as limitações da comunicação, motoras e problemas de comportamento. A presente tese é constituída de três estudos independentes que estão organizados sobre a forma de artigos. Os três estudos representam a aplicação de métodos distintos e complementares para sustentar as evidências encontradas. Tanto os métodos quanto o modelo teórico estão fundamentados na perspectiva da neuropsicologia cognitiva. O primeiro estudo teve como objetivo construir instrumentos para avaliar as funções verbais. A elaboração de uma bateria de avaliação neuropsicológica do processamento lexical (BANPLE) foi um dos resultados desse estudo. Essa bateria é constituída de tarefas lingüísticas que avaliam componentes do modelo cognitivo-neuropsicológico do processamento lexical. Os resultados do estudo de construção da BANPLE foram satisfatórios para os critérios de consistência interna e validade de construto, contribuindo para futuros estudos e para a atuação clínica dentro da neuropsicologia pediátrica. O segundo estudo foi desenvolvido através da metodologia de comparação de grupos, analisando comparativamente os desempenhos lingüístico e viso-espacial de crianças normais com diplegia, hemiplegia direita e esquerda. O foco desse estudo foi demonstrar as diferenças entre tais grupos. O estudo foi constituído pela análise da acurácia do desempenho em tarefas elaboradas para avaliar as funções psicolingüísticas e viso-espaciais. Desta forma, seu objetivo estudo foi o de verificar a utilidade do modelo cognitivo-neuropsicológico do processamento lexical no contexto da avaliação neuropsicológica de crianças com PC, verificando os possíveis padrões de acordo com a classificação diagnóstica. Os resultados desse estudo demonstram, para a comparação entre as crianças com PC e o grupo controle, que as alterações lingüísticas encontradas são mínimas, não existindo diferenças estatisticamente significativas. Por outro lado, quando as comparações foram realizadas entre os tipos de paralisia foram encontradas alterações significativas especialmente para o grupo de crianças com hemiplegia. Como os grupos de crianças com hemiplegia esquerda e diplegia apresentaram resultados muito semelhantes aos do grupo controle, é possível enfatizar os déficits específicos da linguagem para a hemiplegia direita. O terceiro estudo é complementar ao segundo. Através da análise de conglomerados foi possível confirmar a distinção entre os grupos por padrões de desempenho. O resultado da análise de conglomerados favoreceu o debate emergente no segundo estudo entre a especialização hemisférica e a equipotencialidade cerebral. Os resultados encontrados nos dois estudos demonstram que um dos perfis para a hemiplegia direita é resultado dos mecanismos de neuroplasticidade funcional. As evidências de baixos escores nas tarefas de linguagem, assim como nas tarefas viso-espaciais, sugerem que ocorreu o fenômeno denominado de overcrowding cerebral. Esse fenômeno é característico da preservação da linguagem tranferida para o hemisfério direito em detrimento das funções não-verbais. Portanto, as funções viso-espacial podem ser comprometidas. Os resultados da análise de conglomerados favoreceram a identificação de casos com desempenhos cognitivos dissociados. O estudo de casos isolados dentro da neuropsicologia cognitiva é uma metodologia com nível de padrão-ouro. O estudo de casos apresentado é uma evidência de uma dupla-disssociação entre funções lingüísticas e entre as funções viso-espaciais. Esse resultado é favorável à hipótese de especialização hemisférica, caracterizando o hemisfério esquerdo como mais voltado ao processamento das funções lingüísticas e o hemisfério direito ao processamento das funções viso-espaciais. Os resultados da presente tese demonstram que as PCs hemiplégica e diplégica apresentam perfis mistos. O perfil cognitivo de crianças com hemiplegia direita depende da ocorrência de processos de reorganização neurocognitiva, provocando o fenômeno do overcrowding cerebral ou mantendo o padrão marcado pelo efeito da especialização hemisférica semelhante ao apresentado por adultos. Para as crianças com hemiplegia esquerda, o padrão cognitivo é caracterizado por déficits não-verbais como no caso das funções viso-espaciais. Outro resultado demonstra que as crianças com diplegia apresentam um perfil mais misto e, para maioria dos casos, o desempenho foi semelhante ao grupo controle constituído de crianças normais. Os resultados são evidências de que a neuropsicologia cognitiva é bastante útil para a investigação de processos cognitivos. Apesar da ênfase dada aos estudos de casos isolados como única metodologia da neuropsicologia cognitiva, a presente tese demonstrou a importância da complementaridade entre os estudos de caso e de grupos. Por fim, os resultados demonstram que a equipotencialidade e a especialização hemisférica são fenômenos presentes no processo de desenvolvimento cognitivo. A co-existência dessas propriedades é resultado da plasticidade neuronal e da organização neurocognitiva em redes, contrariando a perspectiva modularista
Abstract: Recently, an expressive amount of research is been conducted in order to built explicative models concerning the cognitive development of early brain injured children. The cognitive neuropsychological pattern can be studied by comparing the performance of verbal and non verbal functions. In this sense it is possible to investigate the performance patterns as well as other phenomena frequently addressed in the literature: neuroplasticity, equipotentiality and hemispheric specialization. In this context, this thesis aims to investigate the convergence between the clinical profile and the cognitive pattern of hemiplegic and diplegic cerebral palsy (CP), addressing the linguistic and visuospatial outcomes. This focus of investigation was defined considering the most frequent patterns observed on the clinical context. CP is a clinical condition characterized by its fuzzy sintomathology, but some of its symptoms are often observed, specially communicational and motor disabilities, as well as behavioral problems. The thesis is structured in three independent studies presented in article format. The three studies represent the use of complementary methodologies to sustain the empirical evidences found. The methods, as well as the theoretical model, are based on the perspective of cognitive neuropsychology. The objective of the first study was to construct instruments to assess verbal functions. The first step of this study was the development of a Neuropsychological Assessment Battery for Lexical Processing. (NABLP). This battery contains linguistics tasks, which assess different components of the cognitive neuropsychological model of lexical processing. The results of this study showed satisfactory internal consistency and construct validity of NABLP, contributing for future studies and for clinical practice of pediatric neuropsychology. The second study was developed through a group comparison methodology, analyzing the performance on linguistic and visuospatial abilities of normal, diplegic and right and left hemiplegic children. The focus of the study was to show evidences supporting differences on the cognitive outcomes between the groups. The study was conducted analyzing the performance accuracy on the linguistic and visuospatial tasks. In this sense the aim of the study was to verify the utility of the cognitive neuropsychological model of lexical processing concerning the neuropsychological assessment in CP children, investigating the possible linking with the diagnostic classification. The results of this study showed that the linguistic impairments of children with CP are subtle, with no significant differences from the control group. However, when comparison was within the CP groups, significant alterations were found especially on hemiplegic children. As the left hemiplegic and the diplegic children were more similar to the control group, it is possible to emphasize specific linguistic deficits in children with right hemiplegia. The third study is complementary to the second one. Through cluster analysis it was possible to confirm the distinction by performance patterns between the groups. The result of the cluster analysis was important to reinforce the debate presented on the second study concerning hemispheric specialization and cerebral equipotentiality. The results found on both studies show that one cognitive profile of right hemiplegic children is an outcome of functional neuroplasticity mechanisms. The low scores on linguistic and visuospatial tasks in this group support the hipothesis of cerebral crowding. This phenomenon is typically observed when language, rather then non verbal functions, is instantiated in the right hemisphere for compensational proposes. Therefore visuospatial functions can be impaired. The results of cluster analysis support the identification of dissociated cases concerning cognitive performance. Single case study is the golden standard methodology in cognitive neuropsychology. The single case study presented is an evidence of double dissociation between linguistic and visuospatial functions. This result supports the hypothesis of hemispheric specialization, showing that the left hemisphere is more dedicated to linguistic functions while the right hemisphere is more dedicated to visuospatial ones. Overall, the results of the thesis show that hemiplegic and diplegic CP have heterogenic profiles. The cognitive profile of right hemiplegic children depend on neurocognitive reorganization processes resulting in cerebral crowding, or maintaining the pattern of hemispheric specialization observed in adults. For the children with left hemiplegia the cognitive pattern is characterized by non verbal deficits, such as visuospatial ones. Other results of the present study show that diplegic children have a heterogenic profile and for the majority of the cases the performance was similar to the one found in the control group. The results evidence the utility of cognitive neuropsychology to investigate cognitive processes. Besides the historical emphasis on single case study as the unique methodology for cognitive neuropsychology, the present thesis was able to demonstrate the importance of the complementary methodology between single case and group studies. Finally the results show that equipotentiality and hemispheric specialization are important phenomena during cognitive development. The coexistence of these properties is a result of neuronal plasticity and the connexionistic organization of the brain, contrary to the modularistic perspective
Subject: Neuropsicologia
Transtornos da comunicação
Paralisia cerebral/complicações
Desempenho psicomotor
Paralisia cerebral
Transtornos da linguagem
Testes neuropsicológicos
Neuropsicologia/métodos
Paralisia cerebral/psicologia
Transtornos cognitivos
Criança
Pediatria
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NPHDE
Issue Date: 20-Feb-2009
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