Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NVHVU
Type: Tese de Doutorado
Title: Influências e confluências do uso do suporte de escrita digital na alfabetização de crianças do 1º ano do primeiro ciclo
Authors: Julianna Silva Gloria
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Referee: Júlio César Rosa de Araújo
Second Referee: Carla Viana Coscarelli
Third Referee: Francisca Izabel Pereira Maciel
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Teresa de Assunção
Abstract: Esta tese tem como proposta analisar as implicações do uso do computador e suas contribuições no período inicial de alfabetização, focalizando aspectos da alfabetização e do letramento digital que se desenvolvem no espaço de escolas públicas de Belo Horizonte com crianças de seis anos. As referências teóricas foram baseadas nos estudos do campo educacional e da psicologia sócio-histórica relacionados com o letramento (Magda Soares), com a internalização doconhecimento (L. Vygotsky) e com as relações entre cognição, significação e interação (Ana Luiza B. Smolka). Sobre a ligação entre escrita na tela e desenvolvimento conceitual sobre o sistema de escrita, utilizamos a pesquisa de Claudia Molinari e Emília Ferreiro. Do ponto de vista linguístico, foram utilizados estudos sobre gênero textual, especialmente os desenvolvidos por Luiz Antônio Marcuschi. No campo de estudos sobre a cultura digital e sobre a cultura escrita, as transformações nos suportes/instrumentos e sua interferência na relação dos leitores/escritores com essas mudanças, foram incorporados conceitos trabalhados por Roger Chartier, Pierre Lévy, Jack Goody e Antônio Castillo Gómez. A pesquisa também se valeu de diferentes estudos sobre usabilidade, multimodalidade, modelização do suporte e estudos históricos sobre suportes/instrumentos de escritana escola. Foram adotados princípios da pesquisa qualitativa com a proposição de acompanhar crianças de 6 anos no laboratório de informática em várias situações de atividades de escritura e leitura na tela do computador. A pesquisa usou procedimentos de observação, anotação, filmagem e entrevistas. A análise das interações das crianças entre si e com a escrita/leitura na tela, assim como das entrevistas, demonstrou que o uso do computador como instrumento para produzir escrita teve um significado especial para as crianças envolvidas na pesquisa; elas aprenderam a escrever para se comunicarem por meio dos gêneros textuais, incluindo os da mídia virtual com e sem o domínio pleno da escrita alfabética; usaram recursos da multimodalidade típica da tela para dar conta de tarefas de escrita; manifestaram suas representações sobre a escrita manuscrita e a escrita digital, revelando que fazem distinções segundo o uso e segundo seu esforço na apropriação de gestos necessários para escrever e ler em diferentes suportes
Abstract: This research proposes to examine the implications of computer use and their contributions in the initial period of literacy, focusing on aspects of literacy and digital literacy that develop in the area of public schools in Belo Horizonte with children six years. The theoretical references were based on studies of the field educational and sociohistorical psychology related to literacy (Magda Soares), with the internalization of knowledge (L. Vygotsky) and the relations between cognition, signification and interaction (Ana Luiza B. Smolka). On the connection between screen writing and conceptual development of the writing system, use the research of Claudia Molinari and Emília Ferreiro. From the linguistic point of view, we used studies of genre, especially developed for Marcuschi. In field studies on digital culture and the written culture, the transformation of support/ instruments and its interference in the relationship between readers / writers with such changes have been in corporated concepts used by Roger Chartier, Pierre Lévy, Jack Goody and Antonio CastilloGomez. The research also drew upon various studies on usability, multimodality modeling support and historical studies of support / writing instruments in school. The adopted principles of qualitative research with the proposition of accompanying children aged 6 years in the computer lab in various situations of writing and reading activities on the computer screen. The research used observation procedures, annotation, filming and interviews. The analysis of interactions between children themselves and with the writing / reading on screen, as well as interviews, demonstrated that the use of computer as an instrument to produce writing had a special meaning for the children involved in research; they learned to write to communicate through text genres, including virtual media with and without the full mastery of alphabetic writing; used multimodality typical features of the screen to give an account of writing tasks; expressed their representations of handwriting and digital writing, revealing that make distinctions according to the use and according toits effort in the appropriation of actions needed for reading and writing in different support
Subject: Educação
Alfabetização  
Letramento   
Tecnologia educacional
Inovações educacionais  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NVHVU
Issue Date: 21-Feb-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.