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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P3FHL
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Leise Kelli de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Geraldo Robson Mateus | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Antonio Artur de Souza | pt_BR |
dc.creator | Vagner de Assis Correia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T13:48:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T13:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P3FHL | - |
dc.description.abstract | The urban freight transportation is a fundamental activity to development of big cities and also to support peoples way of life and to improve industrial and commercial activities. Although this importance, urban transportation brings adverse effects on environment such as elevated energetic consumption, noise, visual intrusion and pollutant emissions. In Brazil, researches in relation to urban distribution have increased their relevance due to accelerated urbanization process and population growth that are impacting, directly, the demand and complexity of this sector. This research shows a methodology to assess the economical and environmental impacts of an urban distribution center scheme (UDC) with support of facilities location and vehicle routing tools. This methodology was applied in Belo Horizonte city (MG), where was assessed the retailers adoption in relation to UDC and scenarios were proposed in order to show the current freight distribution structure and possible configurations due to implementation of studied initiative. In addition, economical and environmental assessments were performed, according to previously defined parameters, allowing investigate the potential impact of UDC in relation to negative externalities mitigation of urban freight and distribution costs for supply chain as well. This work used TRANSCAD software in order to solve location and routing problems according real data from citys road net. The results of this research indicated that the developed scheme may improve cargo distribution to actors involved in this activity, as society, carriers and retailers, decreasing pollutant emissions and fuel consumption besides reducing distribution costs to companies. This work contributed to show the potential results from UDC as an alternative to optimize logistics processes in Belo Horizonte city | pt_BR |
dc.description.resumo | O transporte urbano de cargas é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das grandes cidades, sendo importante para a sustentação do estilo de vida da população e para o aperfeiçoamento das atividades industriais e comerciais. Apesar desta importância, o transporte urbano também traz efeitos adversos ao meio ambiente, como o elevado consumo energético, geração de ruídos, intrusão visual e emissão de poluentes. No Brasil, os estudos envolvendo a distribuição urbana de mercadorias têm aumentado sua relevância em virtude do acelerado processo de urbanização e crescimento populacional, que vêm impactando diretamente a demanda e a complexidade deste setor. Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliar os impactos econômicos e ambientais de um esquema de centro de distribuição urbano de mercadorias (CDU) com apoio de ferramentas de localização de instalações e roteirização de veículos com aplicação no município de Belo Horizonte (MG). Adicionalmente, foi avaliada a adesão dos varejistas em relação ao CDU e propostos cenários que refletiram a atual estrutura de distribuição de cargas no município e as possíveis configurações decorrentes da implementação da iniciativa estudada. As avaliações econômicas e ambientais foram realizadas de acordo com parâmetros previamente definidos, que possibilitaram verificar o potencial impacto do CDU em relação à mitigação das externalidades negativas do transporte urbano de cargas e aos custos de distribuição para a cadeia de suprimentos. Neste trabalho, foi utilizado o software TRANSCAD para a realização dos estudos de localização e roteirização e dados georeferenciados da rede viária da cidade. Os resultados deste trabalho apontaram que o esquema desenvolvido pode trazer uma substancial melhoria para os agentes envolvidos na distribuição de mercadorias, como a sociedade, transportadores e varejistas, diminuindo a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis além de reduzir os custos de distribuição para as empresas. Este trabalho contribuiu para mostrar os resultados potenciais do CDU como uma alternativa para otimizar os processos logísticos na cidade analisada | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Distribuição Urbana de Mercadorias | pt_BR |
dc.subject | Impactos Econômicos | pt_BR |
dc.subject | Impactos Ambientais | pt_BR |
dc.subject | Problema de Roteirização de Veículos | pt_BR |
dc.subject | Problema de Localização de Instalações | pt_BR |
dc.subject | Logística Urbana | pt_BR |
dc.subject | Centro de Distribuição Urbano | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject.other | Distribuição de mercadorias Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject.other | Armazenamento e transporte de cargas | pt_BR |
dc.subject.other | Logística empresarial Belo Horizonte, (MG) | pt_BR |
dc.title | Análise econômica e ambiental da implantação de um esquema de centro de distribuição urbano para Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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