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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária |
Authors: | Carolina Mara Passos de Moura Mucci |
First Advisor: | Antonio Artur de Souza |
First Co-advisor: | David Jose Ahouagi V de Magalhaes |
First Referee: | Heitor Vieira |
Second Referee: | Ramon Victor César |
Abstract: | A concessão de rodovias no Brasil teve início em meados da década de 1990. Com o intuito de solucionar as dificuldades de financiamento para a construção, manutenção e conservação da malha rodoviária nacional, os governos federal e de alguns estados transferiram a gestão e operação de vários segmentos de estradas à iniciativa privada. Cada programa de concessão foi concebido com características próprias e apresentou desenvolvimento singular ao longo dos anos. Neste trabalho, foram descritas as modalidades de concessão de rodoviasadotadas no Brasil, apresentando um amplo histórico do processo detransferência da malha, com suas características e aspectos regulatórios. Também foram apresentados alguns dos principais programas de concessão nternacionais. Com base nesse levantamento, foram escolhidos para avaliação de desempenho os programas federal e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Por meio dos indicadores de volume de tráfego, investimento eacidentes foi possível avaliar o comportamento de cada programa em relação à segurança viária comparativamente à situação do restante da malha nacional. Em complementação, o estudo avaliou os efeitos da concessão a partir das melhorias implantadas, manutenção e operação constantes dos trechos, com a adoção de medidas de segurança específicas, a saber: a implantação de guarda-rodas e o recapeamento da pista. A partir da determinação da redução do número de acidentes que se pode esperar com a implantação dessas medidas foi possívelcalcular o impacto econômico resultante das melhorias adotadas e comparar a situação da malha concedida e não concedida. |
Abstract: | The grant of roads in Brazil started in the mid 90s. In order to solve the difficulties in financing for the construction, maintenance and conservation of the highways net, the Federal Government and some states transferred the administration and the operation of several stretches of roads to private companies. Each programme was conceived with its own characteristics and showed a unique developmentthroughout the years. In this paper, the types of road grant used in Brazil were described presenting a comprehensive history of the process of transferring the grid with their features and regulatory aspects. Some of the major international grant programmes were shown as well. Based on this survey, the performance of the federal programme and those of São Paulo, Paraná and Rio Grande do Sul states are accessed. Through the traffic volume, investment and accidents indicators it was possible to evaluate the behaviour of each programme regarding road safety in comparison to the situation of the other roads in the national highway net. Moreover, this paper also accesses the grant effects from the implemented improvement, constant maintenance and operation of the stream by the establishment of specific security road measures as: the deployment of guardrails and the resurfacing of roads. After determining the reduction in the number of accidents that may be expected by the establishment of these measures, it was possible to calculate the economic impact resulting from the improvements adopted and compare the situation of road net granted and not granted. |
Subject: | Engenharia de transportes Rodovias |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89 |
Issue Date: | 14-Jun-2011 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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