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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5LJH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carlos Alberto Gohn | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrea Giuseppe Lombardi | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Flora De Paole Faria | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vera Lucia M de Oliveira e Paiva | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Graciela Ines Ravetti de Gomez | pt_BR |
dc.creator | Ana Maria Chiarini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T05:45:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T05:45:16Z | - |
dc.date.issued | 2002-06-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5LJH | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta tese é discutir o que significa ensinar língua italiana, hoje, diante da globalização e do enfraquecimento do discurso nacional, tendo ao mesmo tempo, que considerar a herança cultural ligada às relações Brasil-Itália e aos esteriótipos e ícones italianos no mundo. Para isso, a tese recorre a subsídios bibliográficos e a uma pesquisa de campo. A pesquisa, de desenho qualitativo, com ênfase interpretativa, centra seu foco nas representações sobre a língua e a cultura italianas e sobre o profissional da língua no Brasil, mais especificamente em Belo Horizonte. Foram selecionados dois grupos como universos como universo empírico: os profissionais de uma escola na cidade e os formandos do curso de Letras/habilitação Italiano da UFMG. O corpus investigado é composto por intrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio. Os depoimentos dos professores e formandos são estruturados em torno da paixão pela língua, tema recorrente no trabalho de campo, e de sete verbetes dos Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes. As representações individuadas na pesquisa são analisadas, considerando-se questões como: o campo da italianidade no Brasil, a construção da língua italiana da Itália e o orocesso de construção de indentidades desenvolvido na sala de aula. São discutidas a simplicações das duas formas de apropriação da língua italiana sugeridas peça literatura da área e pelo trabalho de campo: a apropriação do italiano para oa sonho, com forte presença ba nação na sala de aula, e a apropriação do italiano para a comunicação, onde o olhar mais globalisado tem atuação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura Itália Influência | pt_BR |
dc.subject.other | Língua italiana Estudo e ensino Falantes estrangeiros Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Aquisição da segunda linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade | pt_BR |
dc.subject.other | Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso | pt_BR |
dc.title | Representações em torno de uma paixão: a Língua Italiana em Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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