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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Educação para a saúde no Brasil: o caso do Distrito Federal
Authors: Odete Ferreira de Amorim
First Advisor: Rabindranath Loyola Contreras
First Referee: Maria Ines de Matos Coelho
Second Referee: Eris Focesi Lencastre
Third Referee: Carmelita Pinto Rabelo
Abstract: Este estudo refere-se à Educação para a Saúde como parte do currículo das escolas de 1°e 2°graus no Brasil. 1) Histórico da Educação para a Saúde no Brasil, de Forma cronológica desde a Colônia até os nossos dias. 2) Avaliação do cumprimento e processamento das disposições legais vigentes para o ensino da saúde no 1° e 2° graus. Para o estudo, 82 escolas da rede pública e privada do Distrito Federal foram selecionadas por processo probabilístico. Os dados foram colhidos através de entrevistas e observações diretas em cada escola. Constatou-se que ao longo do processo histórico, iniciativas e ações coletivas nesta área que, sintonizadas com as realidades do povo, se realizam ou se realizaram de forma tímida, inconexa, isolada e reduzida. Quase sempre essas iniciativas ou ações tem se constituído em controle e manipulações de pequenos, mas poderosos grupos. Verificou-se nas escolas de 1° e 2° graus, o não cumprimento das disposições legais e graves falhas na aplicação da educação para a Saúde. Na analise dos dados, alguns resultados são re1evantes: A) Não se encontrou o profissional especifico para a área da saúde nem para a coordenação de Educação para a Saúde, na totalidade das escolas pesquisadas. B) A maioria dos profissionais entrevistados não expressaram os princípios básicos do conceito de saúde da OMS. C) As Condições Higiênicas das escolas públicas foram classificadas como precárias em 50,0% 0 razoáveis em 25,0%. D) Na opinião dos profissionais entrevistados, a infrequência e o baixo rendimento dos alunos são o reflexo das precárias condições de saúde existentes na comunidade. E) Na maioria das escolas da rede pública são apontadas principalmente as doenças infecciosas e parasitarias, as doenças do aparelho digestivo, e os sintomas, sinais e afecções mal definidos. F) Os serviços de assistência aos alunos são avaliados como insatisfatórios e insuficientes na maior parte das escolas da rede pública. G) Constatou-se que não há planejamento conjunto na quase totalidade das escolas visitadas para a Educação para a Saúde e os critérios de seleção dos conteúdos não são declarados. H) Quanto às atividades práticas, estas não são desenvolvidas em mais da metade das escolas principalmente nas de 2 grau. I) Somente 28,1% das escolas pesquisadas desenvolvem algum tipo de entrosamento com serviços de saúde, órgãos, instituições e comunidade, destacando ai as escolas de 1 grau (1a· a 4a· série). J) A forma de entrosamento mais citada é a solicitação de atendimento aos serviços de saúde.
Abstract: This study refers to the Health Education as part of the curriculum of schools 1 ° and 2 ° degrees in Brazil. 1) History of Health Education in Brazil, Shape - chronologically from the colonial to the present day.2) Compliance Assessment and processing of statutory requirements for health education in 1 ° and 2 °. For the study, 82 public schools and private Federal District were selected by probabilistic process. Data were collected through interviews and direct observations in each school. It was found that throughout the historical process, initiatives and collective actions in this area that, attuned to the realities of the people, take place or took place in a shy way, unconnected, isolated and reduced. Often these initiatives or actions has been made in control and manipulation of small but powerful groups. It was found in schools 1 and 2 degrees, non-compliance with laws and serious flaws in the implementation of education for Health In data analysis, some results are re1evantes:A) There was no specific training for the health or for the coordination of health education in all schools surveyed. B) Most of the professionals interviewed did not express the basic principles of the WHO concept of health. C) The "Hygienic Conditions" public schools were classified as poor in 50.0% 0 25.0% reasonable. D) In the opinion of respondents, and the infrequency of low-income students are a reflection of poor health in the community. E) Most public schools are aimed mainly infectious and parasitic diseases, diseases of the digestive tract, and symptoms, signs and ill-defined conditions. F) Services to assist the students are evaluated as unsatisfactory and insufficient in most public schools.G) It was found that there is joint planning in almost all the schools visited for Health Education and the criteria for selection of content is not declared. H) The practical activities, these are not developed in more than half of schools especially in the second degree. I) Only 28.1% of schools surveyed engaged in some kind of rapport with health services, agencies, institutions and communities, highlighting schools there first degree (1st the fourth series). J) The most frequently cited form of rapport is the request for assistance to health services
Subject: Ensino
Saúde pública Brasil
Ensino de segundo grau
Educação em saúde
Ensino de primeiro grau
Currículo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PJGPB
Issue Date: 2-Jun-1989
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