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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PRLSX
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Desenvolvimento de modelo para a gestão de sistemas de trânsito em situações de contingência de inundações |
Autor(es): | Rodrigo Amaral Bonatti |
Primeiro Orientador: | Nilo de Oliveira Nascimento |
Primeiro Coorientador: | Leise Kelli de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Jose Rodolfo Scarati Martins |
Segundo membro da banca: | Priscila Macedo Moura |
Terceiro membro da banca: | Heloisa Maria Barbosa |
Resumo: | Os fenômenos naturais de origem meteorológica e geológica são a causa freqüente de desastres naturais. No Brasil, os eventos geológicos de maior importância são os relacionados a deslizamentos de encostas e são ligados diretamente aos fenômenos de origem meteorológica. Já os eventos meteorológicos, principalmente os ligados às chuvas, tem impactos fortes sobre as regiões de todo o país. Devido à topografia sinuosa, à alta taxa de impermeabilização do solo e às chuvas intensas, os canais dos córregos da cidade muitas vezes não comportam a ascensão rápida do volume de água transportado, vindo a transbordar, alagando suas respectivas planícies de inundação, geralmente ocupadas pelo homem. Esta pesquisa trata-se de um trabalho focado nas inundações constantes que ocorrem em Belo Horizonte, na Região de Venda Nova, onde se localiza a Bacia do Vilarinho. Quando ocorrem inundações, o trânsito no local e nas suas proximidades é atingido diretamente. Além de distúrbios no tráfego propriamente dito, como grandes congestionamentos, por exemplo, muitos veículos são atingidos pela água que toma as vias rapidamente. Por outro lado, as vias são comprometidas pelas inundações e as reformas podem significar desvios precários que podem perdurar por meses após a ocorrência de uma inundação. Em face dos transtornos e prejuízos causados por inundações, esta pesquisa propõe um modelo de tráfego capaz de mensurar as variações no trânsito em situações normais, durante a inundação e após a inundação. Quanto às medidas de mitigação dos impactos de uma inundação ao trânsito, é proposta uma adequação dos planos de contingência para tratar especificamente este assunto. São estudadas as medidas de prevenção, sistemas de alerta, como o uso de Painéis de Mensagens Variáveis, e medidas de emergência, durante e após as inundações, para o trânsito. |
Abstract: | Natural phenomena of meteorological and geological origin are common causes of natural disasters. In Brazil, the most important geological events are the ones related to landslides and are directly associated to phenomena with meteorological origin. On the other hand, the meteorological events, especially those related to rainfall, have strong impacts all over the country. Due to its sinuous topography, high rate of soil sealing and intense rainfalls, the citys stream channels are often not capable of putting up with the rapid rise of transported water volume, resulting in overflow and, therefore, in the flood of its respective floodplain areas, usually inhabited by men. This research comes from a study focused on the constant floods that occur in Belo Horizonte, at Venda Novas region, where is the Vilarinhos basin. When floods occur, local and nearby traffic is directly affected. In addition to transit disorder itself, as massive traffic jams, for an example, many vehicles are reached by the water that quickly takes over the routes. Moreover, the pathways get severely damaged by the flooding and reconstructions may mean precarious palliative solutions that might last months after a flood occurrence. Considering all the nuisance, troubles and injuries caused by flooding, this research proposes a transit model capable of measuring the traffic time variation in diverse situations: normal circumstances, during flooding, and after flooding. As measures to mitigate the flooding impacts to traffic, an adequacy of contingency plans will be proposed to deal specifically with this subject. Prevention measures will be studied, alert systems, as the use of Variable Messages Panel, and emergency measures, during and after flood, for the traffic. |
Assunto: | Recursos hídricos Desenvolvimento Hidrologia Engenharia sanitária |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PRLSX |
Data do documento: | 25-Fev-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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