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Type: Tese de Doutorado
Title: A re-significação da eugenia na educação entre 1946 e 1970: um estudo sobre a construção do discurso eugênico na formação docente
Authors: Celia Aparecida Rocha
First Advisor: Bernardo Jefferson de Oliveira
First Referee: Heloísa Helena Pimenta Rocha
Second Referee: José Gonçalves Gondra
Third Referee: Andrea Moreno
metadata.dc.contributor.referee4: Cynthia Greive Veiga
Abstract: Este trabalho mostra a persistência do discurso eugenista (continuidades e descontinuidades) na educação, enfocando o Curso de Formação de professores primários de Minas Gerais, assim como, a compreensão da formação do modelo eugênico, desenvolvido nesse ensino, nas disciplinas Biologia Educacional e Higiene e Puericultura, entre o período de 1946 e 1970. A pesquisa procurou evidenciar as diversas influências advindas da ciência e de suas relações com outras perspectivas culturais como a religião na fundamentação e na implementação do modelo eugênico adotado neste período. Mediante as noções de eugenia e as imagens e textos pesquisados sobre o corpo, a saúde, a raça, a hereditariedade, a sexualidade e a higiene, encontrados no material didático dessas disciplinas, procurou-se mostrar que a Eugenia permaneceu no âmbito educacional, mesmo no período pós-guerra. Buscou-se compreender também, ao serem contextualizados os fundamentos e os desdobramentos desse modelo eugênico, de que modo essa ciência participou, em conjunto com a educação e a saúde, de um projeto de reconstrução nacional, com o objetivo de promover o desenvolvimento do país. Salientou-se ainda, nesta contextualização, o modo como diversos intelectuais buscaram redimensionar o problema do atraso brasileiro; a redefinição científica do conceito raça e o modo como tal tema era apresentado no material didático usado em disciplinas do Curso Normal ; o entendimento da relação hereditariedade/meio na constituição do indivíduo; assim como a responsabilidade delegada à mulher no processo de formação biológica e educacional do indivíduo. Esta pesquisa apoiou-se em aportes da História das Disciplinas Escolares e dos livros didáticos, história do currículo, História da Ciência, da Teoria da Análise do Discurso, além de utilizar-se da concepção de Biopoder, desenvolvida por Michel Foucault. Utilizou-se fontes como manuais didáticos, legislações que regulamentaram o Ensino Normal, os programas das disciplinas, entrevistas com ex-alunas e com um ex-professor da Disciplina Biologia Educacional do IEMG, documentos diversos do Instituto de Educação de Minas Gerais (pontos de exame de suficiência, pontos de provas parciais, Pasta do Curso de Férias, Livro de Registro de Empréstimos da Biblioteca, Pasta de Recortes de Jornal organizado pela instituição, correspondência), artigos publicados no Jornal Diário Oficial de Minas Gerais, artigos publicados na Revista do Ensino e na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. A análise de todo esse processo permitiu evidenciar-se a produção de sentidos diversos associados ao modelo eugenista adotado, revelando contradições, rupturas e permanências dessa ciência na história da educação, assim como, mostrar que a Eugenia ensinada no período focalizado,exigiu sua re-significação, que implicou a negação das medidas práticas eugênicas negativas (aborto, esterilização, extermínio, compulsoriedade) e a valorização das medidas concebidas como positivas, ainda que influenciadas pelo racismo prevalecente. Averiguou-se como o Ensino Normal mineiro reafirmou e desenvolveu um projeto eugênico de sociedade, mostrando como a eugenia continuou sendo invocada, ainda que variando seus modos, seus protagonistas, seus fundamentos, suas referências e suas práticas.
Abstract: Ce travail montre lendurance du discours eugéniste (des continuités et des discontinuités) en éducation, en focalisant le cours de formation dinstituteurs du Minas Gerais, ainsi que la compréhension du modèle eugénique, développé dans cet enseignement, dans les disciplines Biologie Éducationnelle et Hygiène et Puériculture entre 1946 et 1970. La recherche a visé à rendre evidentes les nombreuses influences advenues de la science et de ses rapports avec dautres perspectives culturelles comme la réligion dans le fondement et dans lapplication du modèle eugénique adopté à cette époque-là. Par le moyen de la notion deugénie, des images et des textes recherchés sur le corps, la santé, la race, lhérédité, la sexualité et lhigiène, retrouvés dans le matériel didactique de ces disciplines-là, on a eu pour but de montrer que lEugénie a demeuré dans le domaine éducationnel, y compris pendant laprès-guerre. On a cherché aussi à comprendre, au moment où ont été mis en contexte les fondements et les dédoublements de ce modèle eugénique, de quelle manière cette science a participé, en partenariat avec léducation et la santé, à un projet de reconstruction nationale de sorte à promouvoir le développement du pays. En outre, on a mis en relief, lors de cette mise en contexte, la façon dont divers intellectuels ont essayé de mesurer le problème du retard brésilien; la redéfinition scientifique du concept race et la façon dont ce sujet était présenté dans le matériel didactique utilisé dans les disciplines du Cours Normal - ; La compréhension du rapport hérédité/environnement dans la constitution de lindividu; de même que la responsabilité confiée à la femme durant la formation biologique et éducationnelle de lindividu. Cette recherche sest servie de lHistoire des Disciplines Scolaires, des livres didactiques, de lhistoire du, de lHistoire de la Science, de la Théorie de lanalyse du discours et de la conception de Biopouvoir de Michel Foucault. Elle sest servie également de sources telles que des manuels didactiques, des législations, qui régissaient lEnseignement Normal, les programmes des disciplines, des témoignages dex-élèves et dun ex-professeur de la discipline Biologie Éducationnelle du IEMG, des documents divers de lInstitu dÉducation de Minas Gerais (points dexamen de suffisance, points des épreuves parcielles, Archives du cours de vacances, Livre de Registre dEmprunts de la Bibliothèque, Archives dExtraits de jounaux organisés par linstitution, courrier), des articles parus dans Jornal Diário Oficial de Minas Gerais, des articles parus dans Revista do Ensino et dans Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Lanalyse de tout ce processus a permis de mettre en évidence la production de sens divers associés au modèle eugéniste adopté, en révélant des contradictions, des ruptures et des permanences de cette science dans lhistoire de léducation, aussi bien que montrer comment leugénie enseignée à la période focalisée a exigé sa redéfinition qui a impliqué la négation des mesures pratiques eugéniques négatives (avortement, stérilisation, extermination, contrainte) et la valorisation des mesures conçues positivement, bien quinfluencées par le racisme prépondérant. On a vérifié comment lEnseignement Normal du Minas et développé un projet eugénique de société, en démontrant comment leugénie a continué à être invoquée, tout en variant ses manières, ses protagonistes, ses fondements, ses références et ses pratiques.
Subject: Biologia  Estudo e ensino
Professores  Formação
Eugenia
Raças  Brasil
Educação  História  Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8QCNZ7
Issue Date: 30-Jun-2010
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