Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8QSNLK
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação de aspectos da fauna ixodológica e do risco da introdução de Amblyomma variegatum ( Acari: ixodidae) no norte de Roraima
Autor(es): Sharon Allison Granger
primer Tutor: Romario Cerqueira Leite
primer miembro del tribunal : Celina Maria Modena
Segundo miembro del tribunal: Jose Oswaldo Costa
Tercer miembro del tribunal: João Luiz Horácio Faccini
Cuarto miembro del tribunal: Paulo Roberto de Oliveira
Resumen: No período de Outubro a Novembro de 1992 foi feito um levantamento da fauna ixodológica na Região Norte do Estado de Roraima-RR. Foram colhidas amostras de ixodídeos de 112 bovinos, três equinos e seis cães de 24 propriedades distribuídas em três municípios desta região. Estudou-se também o risco da introdução do Amblyomma variegatum (FABRCIUS, 1794) (Acari: ixodidae) para o continente americano, a partir do foco caribenho. A presença de A. variegatum não foi constada no território brasileiro pesquisado no período estudado. Verificou-se, entretanto, a presença de Amblyomma cajennense e Amblyomma maculatum transmissores potenciais da riquetsia Cowdris ruminatium. A análise das possibilidades da introdução, estabelecimento e dispersão de A. variegatum e/ou C. ruminatium, mostra que a movimentação de animais através da fronteira com a Guiana aliada à presença de dois vetores potenciais pode representar um risco epidemiológico potencial da introdução destes, especialmente no município de Bonfim. Os resultados obtidos mostram que a montagem de postos de vigilância avançados são recomendados para evitar-se a introdução de novos agentes etiológicos no país. Na região estudada também foram diagnosticadas as seguintes espécies de carrapatos e nos seguintes hospedeiros B.microplus (bovino), D. nitens (bovino, eqüino, canino), Rhipicephalus sanguineous (canino), A. maculatum (canino), A. cajennense (bovino, canino).
Asunto: Carrapato Identificação Roraima
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8QSNLK
Fecha del documento: 18-ago-1994
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_de_mestrado_de_sharon_allison_granger.pdf960.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.