Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R2KFG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A qualidade requerida da educação profissional técnica denível médio
Authors: Fabiana Sabara Dias
First Advisor: Antonia Vitoria Soares Aranha
First Referee: Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Second Referee: Daisy Moreira Cunha
Abstract: Esta dissertação apresenta uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação profissional técnica de nível médio de qualidade social, partindo da seguinte indagação: quais são os indicadores de qualidade social necessários para a consolidação dos princípios democráticos na educação profissional técnica de nível médio? Para responder a essa pergunta, a investigação iniciou-se pela construção de um processo metodológico em que se apresentam o problema e sua delimitação. As bases desta pesquisa estruturam-se sob a análise relacional entre os estudos teóricos que apresentam como objeto críticas ou alternativas ao traçado da política/reforma da educação profissional técnica de nível médio a partir dos anos 1990 até 2010 e as proposições de reformulações político-pedagógicas para o programa de educação profissional técnica de nível médio expressas nos documentos oficiais e legais. Os recursos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram: o questionário de profundidade, respondido por 11 pesquisadores de destaque nacional no campo da educação profissional, e a pesquisa documental. O estudo dos dados obtidos dos questionários fez-se com base na análise de conteúdo. Já a análise documental consistiu no exame dos textos oficiais relacionados com as políticas públicas voltadas para a educação profissional técnica de nível médio que auxiliaram também no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica. O objetivo geral é descrever e analisar indicadores e parâmetros de qualidade social requerida à educação profissional técnica de nível médio que são expressos e/ou ocultados nos textos teórico-críticos, oficiais e legais ante as (re)formulações político-pedagógicas dessa Educação a fim de identificar evidências e/ou negações da (res)significação do binômio escolarização e preparo profissional técnico para o trabalho. A partir da abordagem qualitativa, busca-se compreender a qualidade socialmente referenciada à educação profissional técnica e relatar entendimentos a respeito das inter-relações entre o mundo do trabalho e o mundo social mais amplo. Consideram-se também as inter-relações existentes entre o campo da educação profissional e os sujeitos que a constroem. À luz dessa análise, esta dissertação aponta dimensões e indicadores de qualidade social considerados como uma provocação primária de um processo que envolve maiores e constantes discussões necessárias à efetivação da qualidade social da educação profissional no Brasil
Abstract: The present dissertation brings up a critical and analytical investigation of how to achieve social quality in secondary schools Professional Technical Education, based on the following questioning: which social quality indicators are needed to consolidate the democratic principles as the basis of secondary schools Professional Technical Education? As a means of answering this question, it was chosen as the investigations starting point the building up of a methodological process in which the problem to be investigated and its delimitation are presented. The basis for this investigative work were a relational analysis of theoretical studies which criticize or give alternatives to the politics/restructuring applied to secondary schools Professional Technical Education from 1990 up to 2010 and secondary schools Professional Technical Education programs political and pedagogical restructuring propositions presented in official and legal documents. The methodological resources used to collect data were: the in depth questionnaire, which was answered by eleven researchers of national prominence in the field of Professional Technical Education, and the documentary research. The examination of the data collected from the questionnaires was based on content analysis. The documentary analysis consisted on the examination of the official texts related to public policies concerning secondary schools Professional Technical Education. These texts were also used to support the bibliographic researchs development. The general aim of this dissertation is to describe and analyze social quality indicators and parameters relevant to secondary schools Professional Technical Education, which are presented and/or hidden in theoretical and critical, official and legal texts facing the political and pedagogical (re)structuring of secondary schools Professional Technical Education. Everything as a means of identifying evidences and/or negations of the (re)signifying of the binomial schooling and professional technical preparing to work. Using a qualitative approach, one seeks to comprehend the quality socially relevant to Professional Technical Education and to report understandings concerning the interrelations between the world of work and the broader world of social relations. The interrelations between the Professional Technical Education field and the subjects who build this education up are also considered. Based on this analysis, this dissertation brings up social quality dimensions and indicators considered as a primary provocation of a process that involves broader and constant discussions necessary to actualize Professional Technical Educations social quality in Brazil
Subject: Educação
Ensino tecnico   
Educação para o trabalho  
Políticas públicas 
Ensino profissional  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R2KFG
Issue Date: 15-Sep-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_fabiana_sabara_dias.pdf845.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.