Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R2KQA
Type: Tese de Doutorado
Title: O ensino de ciências por investigação na educação superior: um ambiente para o estudo da aprendizagem científica
Authors: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
First Advisor: Eduardo Fleury Mortimer
First Referee: Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Second Referee: Cristiano Rodrigues de Mattos
Third Referee: Leda Quercia Vieira
metadata.dc.contributor.referee4: Helder de Figueiredo e Paula
Abstract: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado por uma disciplina oferecida pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia de um curso de ciências biológicas de uma instituição federal de ensino superior. A disciplina tem por objetivo proporcionar aulas investigativas aos alunos. Para tanto, os grupos de alunos conduzem trabalhos abertos caracterizados como projetos de pesquisa que exigem a mobilização de conceitos, procedimentos e habilidades relacionados à investigação científica e/ou à bioquímica. A estratégia utilizada na disciplina se aproxima da abordagem de ensino de ciências por investigação que é considerada como ponto fundamental para a educação científica em nações como EUA e Reino Unido. No Brasil, a adoção dessa abordagem é incipiente o que exige muitas reflexões sobre o seu real potencial. Nesse sentido, esta tese tem por objetivo analisar o ambiente de aprendizagem oportunizado pela disciplina investigada para verificar quais são as suas contribuições na formação de alunos em um curso de formação de cientistas. Os dados que são analisados neste trabalho foram obtidos por meio de produções escritas e filmagens em tempo real da atividade de um grupo que investigou, primeiro na cebolinha e depois no cravo da índia, se existia propriedade repelente sobre uma espécie de formiga: a formigafantasma. O grupo pretendia desenvolver um produto natural para ser utilizado em ambientes domésticos, principalmente em cozinhas. Além disso, foi realizada uma entrevista com um dos professores da disciplina. Para análise dos dados foram utilizados aportes teóricos e metodológicos oriundos dos estudos da sociologia das ciências, dos estudos epistemológicos da educação científica e da teoria da atividade. Esses diferentes referenciais teóricos permitiram: i) descrever e analisar a estrutura da disciplina e da atividade do grupo investigado, possibilitando destacar os diferentes elementos que configuram a situação estudada; ii) delinear o desenvolvimento da atividade do grupo, explicitando os principais eventos que a moldaram durante o semestre; iii) caracterizar os diferentes momentos da atividade, distinguindo as situações de produção das situações de comunicação; iv) analisar processos de enculturação cientifica, evidenciando os processos de transformação de uma ação em operação epistêmicas e v) estudar os processos de tomada de decisão, propiciando uma compreensão acerca das discussões vivenciadas pelo grupo no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. A análise dos dados evidenciou eventos de aprendizagem na e pela prática que acontecem pelo engajamento dos participantes na atividade, principalmente na busca das soluções para os diferentes problemas e contradições. O exame dos processos de tomada de decisão permitiu ressaltar aspectos que norteiam as negociações engendradas no curso da investigação, identificar como são modificadas convicções e como são valorizados determinados tipos de enunciados. Além disso, ele revela fatores que orientam, delimitam e transformam essa atividade investigativa escolar. Portanto, acredita-se que a tese oferece subsídios para o entendimento dos limites e dos potenciais das atividades investigativas como ambientes que podem ou não criar oportunidades para os estudantes participarem, compartilharem e vivenciarem práticas semelhantes as que são encontradas nos laboratório das ciências naturais
Abstract: This thesis shows the results of a research about the learning environment provided by a module offered by the Biochemistry and Immunology department of a Federal University Institution. The module has as its objective to provide its students with inquiry activities. For that, groups of students carry out open works that are characterized as research projects that demand the mobilizing of concepts, procedures and abilities related to scientific investigation and/or biochemistry. The strategy used in this module is similar to the approach in science teaching where the inquiry is considered a fundamental point for scientific education in nations such as the USA and Great Britain. In Brazil, adopting this approach is incipient, which demands many reflections about its real potential. Therefore, this thesis aims at analyzing the learning environment provided by the investigated module to verify which is their contribution to the students formation in a course that is forming scientists. The data analyzed in this paper were obtained through written and filmed productions of a live group performing who dedicated to a project that investigated if there was any repellent property, first in the chives and then on cloves, on an ant species, the phantom ant. The group intended to develop a natural product which could be used in domestic environments, especially kitchens. Furthermore, an interview was carried out with one of the teachers of this subject. Theoretical and methodological supports from science sociology studies, epistemological studies of scientific education and activity theory, were used to analyze the data. These different theoretical referential allowed to: i) describe and analyze the module structure and the activity of the investigated group, which helped highlight the different group elements that took part in the studied situation; ii) delineate the development of the group activity, explicating the main events that molded it during the semester; iii) characterize the different moments of the activity, distinguishing the production situations from the communication ones; iv) analyze the scientific culturing processes, evidencing the transforming processes of an action in epistemic operations and; v) study the decision making processes providing an understanding of the discussions lived by the group in the development of its research project. The data analyzes provided the evidencing of learning events in and by practice that happened because of the engagement of the group in the activities, mainly in the search of solutions for different problems and contradictions. The decision making processes exams allowed to outline the aspects that oriented the negotiations engendered in the investigation course, identifying how convictions are changed and how some determined statements are valued. Besides, it reveals factors that orient, delimit and transform this school investigative activity. Therefore, it is believed that this thesis offers subsidies to understand the limits and potential of the investigative activities as an environment that can or cannot create opportunities for the students to participate, share and experience practices similar to those which are found in natural science laboratories
Subject: Ciencia  Estudo e ensino  
Prática de ensino  
Educação
Ensino superior  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R2KQA
Issue Date: 21-Dec-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesef_biosilva.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.