Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R8PN3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Discutindo o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil: cursos de vida, sentidos da ação econômica e transmissão intergeracional
Autor(es): Murillo Marschner Alves de Brito
primer Tutor: Danielle Cireno Fernandes
Resumen: A alocação de tempo de crianças e adolescentes é motivo de ampla discussão na literatura acadêmica internacional, especialmente no que diz respeito à alocação de tempo em atividades produtivas. Este trabalho tem por objetivo contribuir no debate sobre os fatores historicamente associados ao trabalho de crianças e adolescentes no Brasil, trazendo à discussão linhas interpretativas de origens distintas a economia domiciliar, a teoria dos cursos de vida, e a sociologia econômica através do teste de hipóteses específicas derivadas. Do ponto de vista empírico, foram utilizadas todas as bases de microdados da PNAD Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar disponíveis entre 1988 e 2005, recortadas para a faixa etária entre 10 e 15 anos de idade. Destas bases de dados foram extraídas estatísticas descritivas, visando caracterizar diferenças e semelhanças entre o perfil dos jovens de acordo com as categorias de alocação de tempo apenas trabalho, conjugação entre trabalho e estudo, apenas estudo e nenhuma das duas atividades e estatísticas inferenciais, com a aplicação de um modelo de regressão logit multinomial, objetivando medir o nível de associação das crianças e adolescentes às categorias de alocação de tempo de acordo com variáveis específicas assumidas como proxy para o teste das hipóteses de trabalho. Os principais resultados demonstram a concentração crescente e, ao fim do período, quase exclusiva, do trabalho nesta faixa etária dentro da categoria estudo e trabalho; a alta associação do trabalho das crianças e adolescentes com o histórico familiar de trabalho na juventude; a crescente associação entre a existência de pais ocupados especialmente a mãe e a alocação de tempo dos jovens em trabalho; e a grande diferença no que tange à dinâmica de fatores historicamente associados à alocação de tempo na conjugação entre estudo e trabalho e apenas em trabalho. Entre as principais conclusões temos que este trabalho evidencia um fenômeno social que passou por profundas transformações no período analisado, o que implica na mudança constante na dinâmica dos fatores associados; além de demonstrar como o trabalho para esta faixa etária associa-se a uma gama de fatores muito diversa, entre eles especialmente a composição familiar, o histórico e a situação atual da família com relação ao mercado de trabalho e ao sistema educacional
Abstract: Time allocation of children and adolescents is widely discussed in international academic literature, especially time allocation in work activities. This specific work intends to contribute in the debate about factors historically associated with children and adolescents work in Brazil, bringing arguments linked to different analytical perspectives household economics, life course theory and economic sociology by testing a series of derivate hypothesis. Empirically, the data used were the PNAD Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar the brazilian annual national household survey, conducted by IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística available between 1988-2005, selecting the children aged 10-15 years. With a series of descriptive statistics, we explored the extensive dataset with a closer look to differences and similarities between the four possible time-allocation categories just work, school and work, just school, and neither one of the two and with a multinomial logit regression modeling proposal we tried to measure the level of association of children and adolescents to time-allocation categories according to specific variables assumed as proxy for testing the intended hypothesis. The main results shows ascendant concentration - at the end of the period, an almost exclusive one - of individuals that worked at this age group in the category school and work; high association of childrens time allocation in work activities and a family history of early work; the crescent association between occupied mothers and fathers especially the mother and work activities; the great difference in the dynamics of historically associated factors to time allocation in the conjugation of school and work and just in work activities. This work registers a social phenomenon that had clearly and profoundly changed, in terms of associated factors, over the analyzed period; besides, shows how diverse are the scenario of associated factors to children and adolescents allocation of time in work activities in Brazil
Asunto: Trabalho
Sociologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R8PN3
Fecha del documento: 9-dic-2008
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_murillo_final_final_abr_2009.pdf679.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.