Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8STPZQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise de políticas tarifárias do transporte público do município de Belo Horizonte sob a ótica da elasticidade demanda-tarifa
Autor(es): Sérgio Luís Ribeiro de Carvalho
Primeiro Orientador: David Jose Ahouagi V de Magalhaes
Primeiro membro da banca : Andre Soares Dantas
Segundo membro da banca: Antonio Artur de Souza
Terceiro membro da banca: Nilson Tadeu Ramos Nunes
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo avaliar as diversas alterações da política tarifária ocorridas nos últimos 10 (dez) anos no sistema de transporte coletivo de passageiros por ônibus convencionais no Município de Belo Horizonte sob a ótica da elasticidade demanda-tarifa. Mensurou-se a variação de demanda frente às reduções de tarifas ocorridas em função da implantação das tarifas regionais nas regiões do Barreiro, Venda Nova e São Gabriel, da integração temporal com desconto no 2º (segundo) embarque, da integração entre linhas regulares e de vilas e favelas, da integração das linhas circulares da área central, e, finalmente, da política tarifária de domingos e feriados. Para cada uma dessas implantações, foi calculada a elasticidade demanda-tarifa. Os valores encontrados confirmam que a demanda do transporte coletivo urbano é sensível às variações de tarifa e que políticas públicas de redução do nível tarifário podem aliar melhorias para os usuários, sem, necessariamente, implicar em redução da receita do sistema.
Abstract: This dissertation aims to evaluate the various changes in pricing policy that have occurred in the last decade in the public bus passenger transport system in the city of Belo Horizonte from the perspective of price demand elasticity. The demand variations have occurred due to the implementation of fare changes related to actions implemented in the public transport system in the regions of the Barreiro District, Venda Nova and Sao Gabriel; the reduction of bus fare when traveling on the second trip inside the integrated service; the integration between the regular lines and of villages and slum quarter lines; the integration between lines operating in the central area; and, finally, the fare policies for Sundays and holidays. The price elasticity has been estimated for each policy implemented. The findings have confirmed that the demand for urban public transport is sensitive to fare variations and that public policies undertaken to reduce fare levels may be combined with service improvements, without necessarily resulting in reduced revenue.
Assunto: Engenharia de transportes
Transportes Tarifas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8STPZQ
Data do documento: 15-Fev-2012
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