Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVGTW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Romualdo Douglas Colautopt_BR
dc.contributor.referee2Valeria Gama Fully Bressanpt_BR
dc.creatorMarleide Cerqueira de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T04:27:38Z-
dc.date.available2019-08-10T04:27:38Z-
dc.date.issued2011-08-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVGTW-
dc.description.abstractThe social emplacement of an individual represents the environment where they live, which, at the same time, influences the individual and is influenced by them, in a relation of constant exchange. This environment represents the space and time in which experiences are lived, allowing reflection on development of moral behavior. Individuals, in different times in their lives, belong to various social groups; one of these social groups is the academic entourage within a university. The analysis of this context resulted in the investigation of the process of development of moral judgment among students seeking a college degree and students seeking specialization in Science in Accounting stricto sensu. Therefore, the aim of this study was to identify the stages of moral judgment among students seeking a degree of Science in Accounting, during their academic educational process. The basis used for achieving this objective was the Kohlbergs Moral Judgment Theory, which applies six moral judgment stages, divided in three levels: pre-conventional (stages 1 and 2); conventional (stages 3 and 4) and post-conventional (stages 5 and 6), representing the evolution over acquired experiences, including the academic experience. It was noted that stage 3 is predominant in all three analyzed groups: Bachelors, Master Degree and PhD. This stage belongs to the conventional level, which represents the necessity of following rules and social norms, in order to obtain approval of others. In this stage, the moral behavior is the one that pleases, the one that helps or has the approval of others. Although stage 3 is predominant in the researched students, after analyzing the development of moral judgment through p rate, we noticed that college degree seeking students have a higher average than students seeking specialization, in lower Kohlberg moral stages. In the highest stages, students seeking specialization have a higher p rate than college degree seeking students. These findings confirm the theory that sustains that the academic experiences favor the development of moral judgment in individuals.pt_BR
dc.description.resumoA situação social em que o indivíduo está inserido representa o meio em que convive, sendo que, ao mesmo tempo, este meio influencia o indivíduo e se deixa por ele influenciar, em uma relação de troca constante. Este meio representa o espaço/tempo onde são vividas as experiências que permitem refletir na formação do comportamento moral. Os indivíduos, em diferentes momentos de suas vidas, pertencem a vários grupos sociais, sendo um deles, o grupo da formação acadêmica dentro de uma universidade. A análise deste contexto resultou na indagação sobre o processo de desenvolvimento do julgamento moral em estudantes do curso de Ciências Contábeis de graduação e pós-graduação stricto sensu. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar os estágios de julgamento moral em estudantes de Contabilidade ao longo de seu processo educacional superior. A base utilizada para atingir este objetivo foi a Teoria de Julgamento Moral de Kohlberg, que estabelece 6 estágios de julgamento moral divididos em três níveis: pré-convencional (estágios 1 e 2), convencional (estágios 3 e 4) e pós-convencional (estágios 5 e 6), representando uma evolução deste julgamento ao longo das experiências adquiridas, inclusive a acadêmica. Identificou-se que o estágio 3 é o predominante nos 3 grupos analisados (graduação, mestrado e doutorado). Este estágio pertence ao nível convencional, representando a necessidade de obediência às regras e às normas sociais a fim de receber a aprovação de outros. Neste estágio, o comportamento moral é aquele que agrada, ajuda ou é aprovado pelos outros. Embora o estágio 3 tenha sido o predominante entre os discentes pesquisados, observou-se, ao analisar o desenvolvimento do julgamento moral por meio do índice p por estágio, que os estudantes da graduação possuem uma média superior aos pesquisados da pós-graduação nos estágios morais de Kohlberg mais baixos, enquanto que nos estágios mais altos, os pós-graduandos pesquisados possuem uma média de índice p maior que os pesquisados graduandos. Estes achados confirmam a teoria que afirma que a vivência acadêmica favorece o desenvolvimento do julgamento moral no indivíduo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJulgamento Moralpt_BR
dc.subjectTeoria de Julgamento Moral de Kohlbergpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subject.otherContabilidade Éticapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleJulgamento moral na contabilidade: estudo sobre o processo educacional de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensupt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_julgamento_moral_na_contabilidade.pdf769.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.