Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TMKPF
Type: Tese de Doutorado
Title: Avaliação da funcionalidade em crianças com disfunções neurológicas usando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como referência
Authors: Peterson Marco de Oliveira Andrade
First Advisor: Vitor Geraldi Haase
First Referee: Cassia Maria Buchalla
Second Referee: John Henry Stone
Third Referee: Leonor Bezerra Guerra
metadata.dc.contributor.referee4: Livia de Castro Magalhaes
Abstract: Introdução: A operacionalização da perspectiva biopsicossocial preconizada pela OMS apresenta dificuldades teóricas e metodológicas devido a complexidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A paralisia cerebral (PC) pode desencadear deficiências nas estruturas e funções do corpo, limitações nas atividades e restrição de participação. Os fatores contextuais atuam como barreiras ou facilitadores para o desempenho e capacidade de crianças com PC. Desta forma, o modelo multidimensional da CIF pode ser usado para a investigação da funcionalidade desta condição. Considerando a CIF, algumas questões desafiam a operacionalização da perspectiva biopsicossocial: 1) Quais categorias da CIF devem compor uma avaliação abrangente da PC por uma equipe de reabilitação? 2) Quais itens são documentados nos prontuários? 3) Os profissionais conhecem o modelo da CIF? 4) Os conceitos da CIF são de fácil operacionalização? 5) Qual é o perfil funcional e contextual de crianças com disfunções neurológicas? Diante destas questões, o objetivo geral da presente tese foi aplicar o modelo da CIF com diferentes finalidades com a proposta de iniciar um debate sobre o uso desta classificação para avaliação e reabilitação de crianças com disfunções neurológicas. Métodos: Foram desenvolvidos cinco estudos (dois estudos empíricos, um estudo de análise de prontuários de um Núcleo de Reabilitação, um painel de experts e uma revisão crítica da literatura) com o objetivo de responder às questões da tese. Resultados: Um conjunto de categorias da CIF relevantes para a avaliação da PC foi levantado através da percepção dos profissionais envolvidos com a reabilitação da PC e através da análise de prontuários. Deficiências nas funções do corpo, limitações nas atividades e influência dos fatores ambientais na funcionalidade dos casos de PC foram avaliados pelos estudos empíricos desenvolvidos. Questões relacionadas com o construto de capacidade da CIF foram levantadas e discutidas em um estudo de revisão com o objetivo de iniciar um debate sobre os métodos aplicados para investigação do componente de atividade e participação. Considerações Finais: A operacionalização da perspectiva biopsicossocial exige a articulação de diferentes métodos teóricos e empíricos. A PC apresenta-se com um quadro funcional heterogêneo, pois existem diferentes comprometimentos nas funções cognitivas e motoras. Os fatores ambientais devem ser considerados nas avaliações das equipes de reabilitação, pois atuam como facilitadores ou barreiras para a funcionalidade dos casos. Avanços conceituais e metodológicos são necessários para a efetivação da proposta da OMS.
Abstract: Introduction: The operationalization of the biopsychosocial approach recommended by WHO presents theoretical and methodological difficulties due to the complexity of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). Cerebral palsy (CP) can trigger impairments in structures and body functions, limitations in activities and participation restrictions. Contextual factors may influence as barriers or facilitators to the performance and capacity of children with CP. Thus, the multidimensional model of the ICF can be used to investigate the functioning of this disease. Considering the ICF, some issues may arise for the operationalization of the biopsychosocial perspective: 1) What categories of ICF should comprise a CP assessment by a rehabilitation team? 2) What items are documented in the records? 3) Do the professionals know the ICF model? 4) Are the concepts of the ICF easily managed? 5) What is the functional and contextual profile of children with neurological disorders? Given these issues, the goal of this thesis was to apply the ICF model with different purposes with the aim to initiate a debate on the use of this classification by health professionals in children with neurological disorders. Methods: Five studies were developed (two empirical studies, a records analysis of a Rehabilitation Center, a panel of experts and a literature review). Results: An ICF code sets for the evaluation of CP has been raised through the perceptions of professionals involved with the rehabilitation of the CP and through analysis of medical records. Impairments in the body functions, limitations in activities and influence of environmental factors on the functioning of CP were observed by empirical study. Issues related to the capacity of the ICF construct were performed in order to start a discussion about the methods used to investigate the activity and participation component. Final Considerations: The operationalization of the biopsychosocial approach requires the articulation of different theoretical and empirical methods. The CP is presented with a heterogeneous functional profile, since there are different impairments in cognitive and motor functions. Environmental factors should be considered in the evaluations of the rehabilitation team, because they act as facilitators or barriers to the functioning of the cases. Conceptual and methodological advances are needed to accomplish the WHO purpose
Subject: Neurociências
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TMKPF
Issue Date: 12-Mar-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_peterson_andrade_pp.neuroci_ncias_ufmg.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.