Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TNNHH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Augusto Pereira Pratespt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Murta Collarespt_BR
dc.contributor.referee2Elaine Meire Vilelapt_BR
dc.creatorMatheus Faleiros Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:29:31Z-
dc.date.available2019-08-13T08:29:31Z-
dc.date.issued2011-06-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TNNHH-
dc.description.abstractHistorically, higher education in the world was notable for his association with the formation of elites. There was a phenomenon of expansion of higher education in the world with various pressures for opening and democratization of this educational sector. However, the massification of higher education has not escaped to the stratification within the tertiary education systems. The demands of democratization were answered with the creation of alternatives, such as privatization and diversification, which were the access channel to the lower social classes. They kept certain privileges in Traditional Higher Education for certain social groups, which would occur also in the labor market after graduation. The present study tried to analyze the occupational prestige by the type of training that the individual had. It was compared the traditional training, focused on the training of elites at the expense of public universities in Brazil; and that the expansion systems, private institutions and technological, in relation to its impact on the position later occupied by the individual in the labor market. The data used for the analysis was Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) of 2007, that it was the only series with the supplement of Vocational Education.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Superior no mundo, historicamente, notabilizou-se por sua associação com a formação de elites. Com pressões variadas para a abertura e democratização desse nível educacional, houve um fenômeno de expansão do setor no mundo. Contudo a massificação do ensino superior não escapou de uma estratificação no interior dos sistemas de educação terciária. Para atender as demandas de democratização e abertura, foram criadas alternativas, como a privatização e a diversificação, que foram o canal de acesso para as classes sociais mais baixas. Mantiveram-se certos privilégios no Ensino Superior Tradicional para determinados grupos sociais, o que se verificaria também no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Nesse sentido, procurou-se no presente trabalho analisar o prestígio ocupacional pelo tipo de formação que o indivíduo teve. Comparou-se a formação tradicional, voltada para a formação de elites, a cargo das universidades públicas no Brasil; e aquela dos sistemas de expansão: instituições privadas e tecnológicas, em relação ao seu impacto na posição ocupada posteriormente pelo indivíduo no mercado de trabalho. Os dados utilizados para a análise foram da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2007, que teve o suplemento de Educação Profissional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversificação institucionalpt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superiorpt_BR
dc.subjectEstratificação do ensino superiorpt_BR
dc.subjectPrestígio ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.titleExpansão do ensino superior e diferenciação institucional: uma análise comparativa do efeito dos modelos clássicos e vocacionais sobre o status operacional de seus egressospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_matheus_faleiros_silva_expans_o_do_ensino_superi.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.