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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Análise de uma proposta para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral Isurgida na UFMG após o REUNI usando o testbench de Engeström comomodelo de aplicação da teoria da atividade em um estudo de caso
Autor(es): Dilhermando Ferreira Campos
Primeiro Orientador: Marcia Maria Fusaro Pinto
Primeiro membro da banca : Manoel Oriosvaldo de Moura
Segundo membro da banca: Ana Cristina Ferreira
Terceiro membro da banca: Maria Manuela Martins Soares David
Quarto membro da banca: Maria Ines Mafra Goulart
Resumo: Nos últimos anos, mudanças no cenário socioeconômico brasileiro têm gerado uma demanda crescente por educação superior no país. Em resposta a esse novo contexto, após anos de debates e de certa imobilidade do setor público, o Governo Federal lançou, em 2007, o REUNI um programa que visava ampliar o acesso ao ensino superior público. Nesse ambiente de mudanças, diversas propostas têm surgido para adequar as Universidades federais brasileiras a uma nova realidade. Neste estudo de caso, o foco da pesquisa foi uma dessas propostas surgida no Departamento de Matemática da UFMG com o intuito de criar um novo modelo para as disciplinas do ciclo básico dos cursos de Ciências Exatas e que estava sendo aplicado a alunos de Engenharia em uma turma de Cálculo Diferencial e Integral I. Para realizar esta pesquisa, foram feitas entrevistas com alunos, monitores e com o professor que elaborou a proposta analisada. O aparecimento de outra proposta durante essa primeira coleta de dados nos levou a entrevistar também, em um segundo momento, outros professores do Departamento que estavam envolvidos nesse processo de mudanças no funcionamento das disciplinas. Esses dados obtidos foram analisados através da teoria da atividade, seguindo o modelo elaborado por Y. Engeström em um trabalho sobre mudanças no sistema público de saúde finlandês. Esse estudo é, para seu autor, também um teste(testbench) à teoria da atividade em sua aplicação a um caso concreto. Seguindo os passos de Engeström em sua pesquisa, chegamos a um modelo que mostra as tensões internas e os limites na elaboração de propostas de mudança no funcionamento de disciplinas do ciclo básico dos cursos de Ciências Exatas, que é a atividade avaliada em nosso trabalho a partir do caso estudado
Abstract: In recent years, changes in the Brazilian social-economical scenario have brought about a growing demand for high education in the country. In reply to this context, after years of debates and some unchangeability of the public sector, the Federal Government launched, in 2007, the REUNI a program aimed to increase the access to the public high education. Inthis time of changes, several proposals have emerged in order to adjust the Brazilian federal universities to a new reality. At this case study, the focus of the research was one of these proposals that came up in the Department of Mathematics at UFMG with the aim of creating a new model for the coursework of the freshman and sophomore years at the Faculty of Exact Sciences and which was being applied to engineering students in a class of Differential and Integral Calculus I. In order to carry out this research, interviews were made with students, monitors and the professor who developed the analyzed proposal. The appearance of other proposal in the meantime led us to also interview, shortly afterwards, others professors of the Department who were involved in this process of change in the coursework functioning. These acquired data were analyzed by means of the activity theory, according to the modelelaborated by Y. Engeström in a work about changes into the Finnish public health system. This study is, to its author, also a test (testbench) to the activity theory as applied to an actual case. Following the steps of Engeström in his research, we have came up with a model that reveals the inner tensions and limits in the elaboration of proposals in the operation of the coursework of the freshman and sophomore years at the Faculty of Exact Sciences, which is the activity evaluated in our work from the case studied
Assunto: Cálculo diferencial Estudo e ensino 
Educação
Engenheiros  Formação
Ensino superior Estudo de casos 
Cálculo integral  Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TYJA5
Data do documento: 16-Fev-2012
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