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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Processos de constituição da docência universitária: o REUNI na UFMG
Autor(es): Maria de Lourdes Coelho
primer Tutor: Angela Imaculada L de F Dalben
primer miembro del tribunal : Leila de Alvarenga Mafra
Segundo miembro del tribunal: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Tercer miembro del tribunal: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Cuarto miembro del tribunal: Juliane Correa
Quinto miembro del tribunal: Écio Antônio Portes
Resumen: Esta tese tem como objetivo estudar os processos de constituição da docência universitária diante das políticas públicas que fundamentam as diretrizes, as práticas e as estratégias de formação dos docentes nas Universidades Públicas, em especial na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, com a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Reuni, criado através do Decreto nº 6.096, de 24 de abrilde 2007. A partir da proposta do Reuni, foram levantadas duas hipóteses: 1) a articulação entre a pós-graduação e a graduação resulta em uma relação pedagógica triangular entre pós-graduandos, professores efetivos e graduandos, com a perda da hegemonia doprofessor tradicional no processo de gestão do ensino universitário; 2) os cursos de pós-graduação dividem o foco de seus currículos entre a formação do pesquisador e a formação para a docência, com possibilidade de agregar valor para a docência. Diante dessas hipóteses, questionou-se como a UFMG se organizou para promover o desenvolvimento de formação de seus docentes, conforme as exigências das políticas educacionais de 2007; quais as influências das políticas universitárias na prática docente e na constituição do professor; e se está a se consolidar um novo modelo de docência na UFMG, no contexto atual. Para responder a essas questões, fez-se necessário conhecer aspolíticas públicas que interferem nos processos de constituição da docência no atual contexto e analisar os documentos de adesão e implantação do Reuni na UFMG. Para a preparação do corpo docente, a UFMG criou o Giz Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. O estudo das ações do Giz possibilitou o registro e a análise do modelo docente que ora se configura. Além disso, questionou-se quem é o(a) professor(a) universitário(a) hoje. Para isso, aplicou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para se conhecer as representações sociais sobre o(a) professor(a) universitário(a), elaboradas pelos professores e pós-graduandos que participaram dos programas de formação docente promovidos pelo Giz, no período de 2008 a 2011. Ao analisar o momento atual, verificou-se que a UFMG se encontra no processo de realização da proposta do Reuni, no que se refere à expansão do número de vagas e de cursos, e à preparação do corpo docente, por meio das ações formativas do Giz. Percebe-se a necessidade da manutenção dessas ações e o crescimento de sua abrangência para a efetivação do trabalho em equipe, com práticas inovadoras e de integração entre os níveis de graduação e de pós-graduação. Nota-se, também, a necessidade da ampliação de oportunidades para a formação de docentes universitários, que continua em desvantagem, nos programas de pós-graduação, em relação à formação de pesquisadores
Abstract: This thesis aims to study the processes of formation of university teaching on public policies that base the guidelines, practices and strategies of teachers training in public universities, especially at the Federal University of Minas Gerais -UFMG, with the implementation of Support Program to Plans of Restructuring and Expansion of Federal Universities -Reuni, created by Decree No. 6096 of April 24, 2007. From the proposal of Reuni were raised two hypotheses: 1) the relationship between the graduate and undergraduate results in a triangular relationship between graduate students, engaged professors and undergraduate students, with the loss of hegemony of the traditional teacher in the process of management of university education, 2) graduate courses divide the focus of their curriculum between the researcher training and formation for teaching, with the possibility of adding value to teaching. Given these hypotheses, it was questioned how UFMG has organized to promote the development of training of their teachers, as per the requirements of the educational policies of 2007, whatare the influences of university policies on teaching practice and on development of the teacher, and if it is consolidating a new model of teaching at UFMG in the current context. To answer these questions, it was necessary to know the policies that interfere on processes of teachers training in the current context and examine the documents of accession and implementation of Reuni at UFMG. For the preparation of teachers, UFMG created Giz -Practice Development Network in Higher Education, linked to the Undergraduate Rectory. The study of the actions of the Giz made possible the registration and analysis of the teaching model that is now set. Also it was questioned who is the university teacher today. For this, it was applied the technique of Collective Subject Discourse to understand the social representations on university teacher, developed by professors and graduate students who participated in teacher training programs sponsored by Giz from 2008 to 2011. In analyzing the present time, it was found thatUFMG is in process of realization of the proposed Reuni in regard to expanding the number of places and courses, and preparation of teachers, through the formative actions by Giz. We can see the need to maintain these actions and the growth of its scope for effective teamwork with innovative practices and integration between undergraduate and graduate. It is noted, too, the need to expand opportunities for teacher training, which remains in disadvantage in graduate programs, for the training of researchers
Asunto: Professores  Formação  
Ensino superior
Representações sociais
Políticas públicas  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TYKDP
Fecha del documento: 16-feb-2012
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