Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UAL33
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Variáveis que influenciam a escolha dos estudantes por cursos de pós-graduação Lato Sensu a distância na área de negócios
Authors: Eduardo Mendes Nascimento
First Advisor: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
First Referee: Marcia Athayde Matias
Second Referee: Edgard Bruno Cornachione Junior
Abstract: A sociedade atual valoriza fortemente o conhecimento, e por isso possuir um diploma de ensino superior tornou-se tão importante. Mais recentemente houve um aumento significativo no interesse dos estudantes pelos cursos de especialização lato sensu denominados cursos de formação gerencial, educação executiva ou Master BusinessAdministration (MBA), justificado pela alta concorrência no mercado de trabalho. Esse contexto, altamente competitivo e instável, resulta num forte impacto na formação dos gestores, sendo notória a pressão frequentemente exercida pelas próprias empresas, que desejam resultados melhores de seus processos e negócios, bem como respostas rápidas e confiáveis dos seus gestores. Ocorre que o acesso ao ensino é, em alguns casos, difícil para indivíduos que residem longe dos grandes centros de referência, circunstância evidente no Brasil, um país continental, de grande extensão territorial, cujo ensino de qualidade fica restrito a algumas regiões. Por essa razão o Ensino a Distância (EaD) tem se tornado um importante veículo para a efetiva democratização do acesso à graduação e pós-graduação a estudantes localizados em qualquer região do Brasil. Desse modo, é fundamental analisar a qualidade desses cursos, pois discutir as necessidades dos interessados é imprescindível para que eles se sintam satisfeitos com suas escolhas. Com isso em vista, a partir da teoria de Scriven (1981), o objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar o grau de importância atribuído por estudantes brasileiros às variáveis que os influenciam nasescolhas por cursos de pós-graduação lato sensu a distância na área de negócios. Com esse propósito foram levantadas 16 variáveis que indicavam ser capazes de influenciar os estudantes. A partir daí foi desenvolvido um questionário, aplicado a 354 estudantes decursos de especialização na área de negócios a distância, para investigar o grau de importância atribuído pelos respondentes a essas variáveis ,numa escala que variava de 0 a 10. O perfil médio dos respondentes era o seguinte: casados (47%), pertencente ao gênerofeminino (60%), formados em Administração (25%), idade média de 36 anos, trabalhando para o setor público (75%), em seu primeiro curso de especialização lato sensu a distância(69%). Os resultados obtidos indicaram que as variáveis mais importantes para os estudantes foram: flexibilidade, corpo docente, custo e currículo, cujas médias das notasforam iguais ou maiores que 9. Outras nove variáveis tiveram média de nota entre 8 e 8,9, sendo elas: metodologias pedagógicas utilizadas, tutores, material didático, uso de tecnologia de informação e comunicação de ponta, sustentabilidade financeira da instituição, acessibilidade às instalações, atividades, contato com professores e pessoal técnico administrativo. Por fim as variáveis que tiveram o menor desempenho (notas abaixo de 7,9) foram: participação dos colegas, interação entre os estudantes e financiamento de equipamentos. A variável flexibilidade mostrou-se muito importante para os estudantesque, nos seus comentários, manifestaram o desejo de não haver encontros presenciais.
Abstract: Contemporary society places great value to knowledge, and, therefore, the higher education degree is considered very important. More recently there has been a significant increase in students interest for lato sensu specialized courses called managerial training courses, executive education, or Master Business Administration (MBA) justified by the highcompetition in the labor market. This context highly competitive and unstable results in a strong impact on the managers training and the pressure exerted by the companies is often known, because they want better results from their processes and business as well as rapidand reliable responses from their managers. Access to higher education degree is in some cases difficult for individuals who live far from major referral education centers, a fact evident in Brazil, a country with great territorial extension whose quality education is restricted just to some regions. For this reason, the Distance Learning (DL) has become animportant mode for effective democratization of graduation and post-graduation courses to students from any region of Brazil. Because of the resulting expectations from this context, it is necessary to analyze the quality of these courses in order to meet the interested peopleneeds and to satisfy their choices. With this in mind and from Scriven (1981) theory, this research overall objective was to identify and analyze the degree of importance attributed by Brazilian students to the variables that influence the choices for Distance Learning of lato sensu post-graduation in business area. For this purpose, sixteen variables have been raised that indicated being able to influence students and a developed questionnaire was administered to three hundred and fifty-four students from specialized courses in business at distance asking them to inform the degree of importance they attached to these variableson a scale ranging from 0 to 10. The respondents profile was 60% female, 47% married, 25% graduated in Business Administration, mean age of 36 years old, 75% working for the public sector, and 69% were in their first lato sensu specialization course at distance. Results showed that students rated flexibility, faculty, curriculum, and cost the mostimportant variables with mean scores equal to or greater than 9. Nine other variables, teaching methodologies, tutors, teaching materials, use of cutting-edge information and communication, institution financial sustainability, access to facilities, activities, contact with teachers and technical personnel administration, had a mean score from 8 to 8.9.Finally, the variables that had the lowest significance (scores below 7.9) were participation of colleagues, interaction among students, and equipment financing. The flexibility variable showed to be very important for students, which was evidenced in their comments about nodesire to face meetings.
Subject: Ensino à distância
Ensino superior
Negócios
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UAL33
Issue Date: 23-Aug-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao___eduardo_mendes_nascimento___versao_final.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.