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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da resistência à corrosão de aços revestidos ou não com zinco fosfatizados e pintados
Autor(es): Tamara Samara Lima Cavalcante
Primeiro Orientador: Maria das Merces Reis de Castro
Primeiro membro da banca : Evandro de Azevedo Alvarenga
Segundo membro da banca: Celia Figueiredo Cordeiro Neves
Resumo: Os problemas de corrosão de automóveis levaram a indústria automobilística a melhorar o desempenho de seus produtos frente à corrosão, com a introdução dos pré-tratamentos e diferentes esquemas de pintura. O desenvolvimento dos aços galvanizados foi estimulado, principalmente, pelos mercados automobilísticos, da construção civil e da linha branca. Esse trabalho tem como objetivo avaliação da resistência à corrosão de aços revestidos com zinco fosfatizados e pintados visando elucidar os mecanismos de corrosão operantes e modelar o processo corrosivo usando circuitos elétricos. Para tal, foram utilizados quatro tipos de amostras pintadas: aço carbono-maganês (C), aço eletrogalvanizado e fosfatizado (EG); aço galvanizado a quente e fosfatizado (HDG GI); aço galvanizado a quente, fosfatizado e com tratamento térmico de camada metálica (HDG GA). O meio corrosivo escolhido foi uma solução de NaCl 0,05 mol/L. Nos ensaios de EIE, foi utilizada uma faixa de freqüência de 0,0001 Hz a 10000 Hz com amplitude de 0,01V. Para as curvas de estabilização de potencial de circuito aberto (OCP), o tempo total de exposição foi de 7200 segundos. Foi observado que a amostra de aço HDG GA, apresentou os melhores resultados tanto no aspecto termodinâmico (potencial de estabilização), quanto na corrosão eletroquímica no meio estudado. Foram detectados diferentes mecanismos controladores do processo de corrosão dos aços pintados. Para o aço carbono-maganês pintado(C) o mecanismo observado foi o processo controlado por difusão. Para os aços EG, HDG GI e HDG GA, o processo identificado foi o de transferência de carga. Foram ainda executadas análises de microscopia eletrônica de varredura antes e depois dos ensaios eletroquímicos, com objetivo de observar os aspectos da superfície das amostras.
Abstract: Corrosion problems have led the automotive industry to improve its corrosion performance with the introduction of different pretreatments and painting techniques. The use of galvanized steels has expanded a great deal in diverse sectors such as automotive, construction and home appliances industries. The aim of this work is to evaluate the corrosion resistance of galvanized, phosphated and painted steels. This evaluation was carried out by Electrochemical Impedance Spectroscopy (EIS) technique, in order to elucidate the corrosion mechanisms and to represent the corrosion process using electric circuits. Four types of painted samples were evaluated: carbon steel (C), electro galvanized steel (EG), hot-dip galvanized and phosphated steel (HDG GI), heat galvanized and phosphated steel with heat treatment (HDG GA). The choice of corrosive solution was NaCl 0.05 mol/L. For EIS tests, the frequency range was 0.0001 to 10000 Hz, with the amplitude of 0.01 V. For open circuit potential stabilization curves, the total exposure time was 7200 seconds. It was observed that HDG GI sample showed the best results both in thermodynamic aspect (stabilization potential) as well as in the electrochemical corrosion. Different control mechanisms for the painted steels corrosion processes were detected. For carbon steel (C), a diffusion controlled process was observed while for EG, HDG GI and HDG GA samples, a charge transfer process was identified. Scan Electronic Microscopy analyses were performed before and after electrochemical tests, in order to examine sample surface aspects.
Assunto: Industria automobilistica
Engenharia quimica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UDPWD
Data do documento: 29-Mar-2010
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