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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelo brasileiro de treinamento expert de saltos ornamentais
Authors: Márcia Cristina Custódia Ferreira
First Advisor: Luiz Carlos Couto de A Moraes
Abstract: O desenvolvimento do indivíduo até alcançar a expert performance, fundamenta-se na prática deliberada com professores especializados. Os futuros experts precisam adquirir mecanismos de monitoramento e controle para avaliar sua performance para poder gradualmente modificar seus métodos e ampliar as suas habilidades. Baseado no método de investigação criada por Ericsson e Simon (1984), Ericsson e Oliver (1988), este estudo procurou descobrir, à partir da aplicação do Protocolo de Análise em treinadores de saltos ornamentais, considerados experts, quais as nuances do treinamento excelente da modalidade, a fim de criar um modelo pertinente. Foram entrevistados 6 treinadores homens com idade média de 49,5 ± 20,5 anos, e tempo de experiência de trabalho de 28 ± 17 anos. As entrevistas tiveram uma duração de 2 a 4horas em média, somando um total de 16,25 horas de entrevistas gravadas. Foram formadas, 758 meaning units (MUs), destas, 98 foram selecionadas para representar as falas dos treinadores no trabalho de análise de dados que passou pelo crivo de 3 peritos em análise qualitativa e expert performance. Das narrativas dos treinadores, 5 categorias sobressaíram: critérios técnicos gerais dos saltos ornamentais, contexto de treinamento, características do treinador, características psicológicas dos atletas e gerenciamento do esporte no Brasil. Destas 5 categorias também foram estabelecidas 15 subcategorias. Baseado nas verbalizações dos treinadores, foi possível construir um modelo de treinamento expert de saltos ornamentais, representado em forma de um mapa cognitivo. Observou-se que, pela experiência dos treinadores, a carência de profissionais qualificados é o que mais dificulta o desenvolvimento da modalidade no país.
Abstract: The development of an individual to achieve expert performance is based on deliberate practice with specialized teachers. The future experts need to acquire control and monitoring mechanisms to assess their performance in order to gradually change their methods and broaden their skills. Based on the research method created by Ericsson and Simon (1984), Ericsson and Oliver (1988), this study sought to discover, from the application of Protocol Analysis in diving coaches, considered experts, which are the nuances of the excellent training embodiment, to create a relevant model. Were interviewed six men coaches, with mean age of 49.5 ± 20.5 years, and length of work experience of 28 ± 17 years. The interviews lasted between 2 to 4 hours on average, counting a total of 16,25 hours recorded interviews. Were formed in all, 758 meaning units (MUs), from them, 98 were selected to represent the lines of the coaches data analysis work, which passed through the analysis of 3 experts in qualitative and expert performance. From the narratives of coaches, highlighted five categories: general technical criteria of diving, training context, characteristics of the coach, psychological characteristics of athletes and sports management in Brazil. Of these five categories were also established 15 subcategories. Based on the coaches narratives, it was possible to build a training expert diving model, represented in form of a cognitive map. It was observed that the experience of the coaches, the lack of qualified professionals is the greatest hindrance to the development of this kind of sport in the country.
Subject: Esportes Treinamento técnico
Saltos ornamentais
Esportes aquáticos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ULPQX
Issue Date: 16-Mar-2012
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