Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UQJWK
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Os projetos sociais do povo indígena Xakriabá e a participação dos sujeitos: entre o 'desenho da mente', a 'tinta no papel' e a 'mão na massa'
Autor(es): Suzana Alves Escobar
Primeiro Orientador: Ana Maria Rabelo Gomes
Primeiro Coorientador: Ana Maria de Oliveira Galvao
Primeiro membro da banca : Mônica Celeida Rabelo Nogueira
Segundo membro da banca: Gersem José dos Santos Luciano
Terceiro membro da banca: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Quarto membro da banca: Luis Roberto de Paula
Resumo: O objetivo desta tese é descrever e analisar as práticas de associativismo do Povo Indígena Xacriabá, focalizando a participação dos sujeitos na elaboração, implantação e gestão dos projetos sociais, processo mediado também pelas práticas da oralidade e da linguagem escrita. Foram consideradas como categorias de análise as reuniões (enquanto espaços locais de condução das atividades), as relações de poder, as mediações exteriores às comunidades nos contatos com os agentes externos e a presença da escrita. A opção teórico-metodológica foi a pesquisa etnográfica, através da qual se buscou revelar, durante a prática social, as formas de participação dos sujeitos envolvidos nos projetos sociais. Foram contempladas discussões sobre cultura e identidade, e analisadas questões envolvendo o letramento, a oralidade e a língua escrita. Durante as investigações com as associações, em especial com a associação da aldeia Barreiro Preto e com a Organização dos Grupos de Roça, foi possível verificar e analisar a experiência com o associativismo e com os projetos sociais e chegou-se à conclusão de que tais experiências se constituem como marcas relevantes para o povo Xakriabá. Constatou-se que a forma de participação dos sujeitos é delineada e vivenciada, dentre outros fatores, a partir das concepções engendradas nas relações de poder local, sendo que elas mesmas fazem parte do movimento provocado pelo associativismo e pelos projetos sociais. Outra constatação é a maneira Xakriabá de utilizar a cultura escrita nas atividades relacionadas aos projetos sociais que inspiraram o subtítulo desta tese: a demanda que se transforma em um projeto é desenhada na mente e discutida na aldeia em pauta, através da mobilização de participantes locais ou de parceiros que dominam a escrita como notação alfabética, para transformá-la no documento formatado, com a tinta no papel para, finalmente, ser materializado com a participação efetiva do maior número possível de pessoas.
Abstract: The scope of this thesis is to describe and analyze the practices of associativism of the Xacriabá people focusing on the subjects participation in the elaboration, implementation and administration of social projects, process also mediated by both oral and written languages. Have been considered as categories of analysis: meetings, as places where activities are developed, relations of power, mediations external to the communities - that of the contact with external agents -, and the written language. Methodology includes ethnographic research, which attempted to reveal, during social practices, the forms of participation of the subjects involved in social projects. Culture and identity were discussed and issues involving literacy, oral and written languages were analyzed. During the investigation with the associations, specifically with the Barreiro Preto village and the organization of the Grupos de Roça, it was possible to study and analyze the experience with associativism and social projects. The conclusion is that associativism marked local history substantially. It became patent as well that the subjects forms of participation is defined from the conceptions engendered in the relations of local power, among others, and that such concepts themselves are part of the movement provoked by associativism and social projects. Another important aspect of the investigation is the way the Xakriabá make use of the written culture during activities related to the social projects, which ended up by inspiring the subtitle of this thesis, i. e.: the demand transformed into a project is firstly designed in the minds and then discussed in the groups selected through the mobilization of the local participants or/and partners who are able to make use of the written language as an alphabetical notation to, later, make it result in a formatted document, ink on paper, so to speak, to be finally materialized as such with the effective overall participation of the people involved in the process.
Assunto: Educação
Indios Escrita
Índios Brasil Vida e costumes sociais 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UQJWK
Data do documento: 28-Fev-2012
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