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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Desenvolvimento da linguagem oral em crianças com baixa visão de dois a cinco anos
Authors: Janaina Couto Sacramento
First Advisor: Erika Maria Parlato-oliveira
First Referee: Galton Carvalho Vasconcelos
Second Referee: Luiza de Arruda Nepomuceno
Abstract: Objetivo: Investigar o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com baixa visão. Método: Foi avaliada, por meio de protocolo adaptado (ANEXO A) a linguagem oral de 20 crianças com diagnóstico de baixa visão, com idades entre dois e cinco anos. Nenhuma apre-sentou comprometimentos neurológicos e/ou audiológicos. A acuidade visual coletada nos prontuários dos pacientes foi aquela realizada até, no máximo, seis meses antes da avaliação fonoaudiológica. Os dados foram analisados estatisticamente de forma qualitativa e quantita-tiva, por meio do Teste Exato de Fisher. Resultados: As variáveis que mostraram associação, com pelo menos uma categoria de itens de linguagem, foram acuidade visual e idade do diagnóstico. As crianças com maior acometimento visual (severo/profundo) apresentaram pior desempenho na linguagem, se comparadas ao grupo com baixa visão leve/moderada. Houve melhor desempenho na recep-ção que na emissão, ou seja, é difícil para a criança utilizar corretamente a linguagem verbal oral, sem antes compreender o que o interlocutor quer lhe transmitir. Os achados também sugerem que, se a intervenção terapêutica não ocorrer imediatamente após o diagnóstico, os riscos de desenvolver problemas na linguagem são maiores do que se o diagnóstico for realizado precocemente e não houver intervenção terapêutica imediata. Além disso, as crianças com diagnóstico de Retinopatia da Prematuridade foram as que apresentaram pior desempenho na linguagem. Conclusões: O trabalho mostrou resultados animadores em relação ao desenvolvimento de linguagem em crianças com baixa visão não associada a outros fatores de risco para o desen-volvimento como paralisia cerebral, retardo mental e/ou comprometimento auditivo.
Abstract: Objective: To investigate the development of oral language in children with low vision. Method: The oral language of 20 children with diagnosed low vision, aged between two and five years old, was evaluated by an adapted protocol (ANNEX A). None presented neurologi-cal and/or hearing impairments. The visual acuity collected in patient forms was the one per-formed up to a maximum of six months before the speech and hearing evaluation. Data were statistically analyzed in a qualitative and quantitative manner by Fisher exact test. Results: Variables that showed association, with at least a category of language items, were visual acuity and age at diagnosis. Children with higher visual impairment (severe/deep) pre-sented the worst performance in language if compared to the group with mild/moderate low vision. There was a better performance in reception than in emission, that is, it is difficult for the child to correctly use oral verbal language without previously understanding what the speaker wants to transmit. Findings also suggest that, if the therapeutic intervention does not immediately occur after diagnosis, risks to develop language are higher if diagnosis is early performed. Furthermore, children with diagnosed prematurity retinopathy were the ones pre-senting worst performance in language. Conclusions: The work showed encouraging results referring to language development in children presenting low vision not associated to other risk factor for development as brain pa-ralysis, mental retardation, and/or hearing impairment.
Subject: Fonoaudiologia
Avaliação da deficiência
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem infantil
Pessoas com insuficiência visual
Portadores de deficiência visual
Oftalmologia
Criança
Baixa visão
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3MBJ
Issue Date: 1-Mar-2011
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