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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ensino da contabilidade gerencial nos cursos de graduação em Ciências Contábeis no estado de Minas Gerais, na ótica dos profissionais da Contabilidade
Authors: Anselmo Ferreira Duca
First Advisor: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
First Referee: Ernani Ott
Second Referee: Ricardo Rodrigues Barbosa
Abstract: A formação superior tem como papel primordial preparar o estudante para o mercado de trabalho, dotando-o de conhecimentos suficientes para sua vida profissional. Esta discussão, apesar de necessária, ainda tem gerado poucos estudos no cenário nacional e em menor número ainda, quando se trata da formação do Contador para atuar na área da Contabilidade Gerencial. Esta área tem dentre seus objetivos promover o pleno conhecimento das organizações e dos negócios em que estão inseridas, bem como, permitir o controle e o planejamento de suas ações, além de proporcionar tomada de decisões consistentes dentro dos parâmetros de uma boa gestão. Assim, o objetivo geral desta pesquisa, foi identificar evidências que permitissem descrever a importância atribuída pelos profissionais Contábeis, aos conteúdos de Contabilidade Gerencial ministrados pelos cursos de Ciências Contábeis em Minas Gerais. Com este propósito, este estudo denatureza descritiva e abordagem quantitativa identificou, por meio de análise documental das estruturas curriculares de 39 IES mineiras, que 10% da carga horária total do curso de graduação, é dedicado a disciplinas ligadas à Contabilidade Gerencial. Por meio dos planos de ensino disponibilizados pelas IES participantes da pesquisa, foi estabelecido um ranking com os 20 conteúdos relacionados àContabilidade Gerencial, mais ofertados aos estudantes de Ciências Contábeis. Estes 20 conteúdos foram utilizados para a elaboração de um questionário websurvey, enviado a todos os 29.283 Contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais - CRCMG. Foram recebidas 629 respostas. Analisando o grau de importância atribuído pelos profissionais aos conteúdos, identificou-se que em geral, as médias tiveram valor maior que quatro, o que indica um grau de importância variando de muita importância para extrema importância, ratificado pela moda, maior frequência de grau atribuída pelos respondentes, que também apontou o grau quatro para os conteúdos, confirmando o reconhecimento de muita importância em todos. Verificou-se ainda, o grau de importância atribuído por perfil de respondente. A moda e a média anteriormente encontradas seconfirmaram, sem que existissem, de modo geral, diferenças estatisticamente significativas entre as percepções dos grupos de respondentes, o que demonstra existir um consenso quanto à importância dos conteúdos ministrados em Ciências Contábeis, direcionados à Contabilidade Gerencial. Identificada a relevância destesconteúdos, passou-se a verificar, segundo a vivência profissional dos respondentes, se os mesmos eram suficientes para que o formando pudesse atuar profissionalmente com Contabilidade Gerencial. Foram obtidas 366 respostas negativas (58%), contra 263 positivas (42%). Analisadas as respostas separadamente por perfil de respondentes, foram encontrados dois extremos: um composto pelos respondentes identificados como mestres, que foram os mais otimistas entre todos os demais, indicando um percentual de 56% de respostas positivas, e de outro lado, aqueles que identificaram sua ocupação profissionalligada à controladoria, perfazendo um total de 64% de respostas negativas quanto à questão. Finalmente, diante da potencialidade de atuação profissional e dos resultados desta pesquisa, este estudo conclui pela necessidade de ampliação da carga horária dedicada às disciplinas ligadas à Contabilidade Gerencial, passando assim, a contemplar outros conteúdos ainda não ofertados aos graduandos deCiências Contábeis. As competências das áreas gerenciais da Contabilidade só serão bem reconhecidas a partir da valorização e proliferação destes conhecimentos junto a seus profissionais.
Abstract: Higher education aims primordially to prepare individuals for the labor market, providing them with sufficient knowledge to professional life. This discussion although necessary have generated few studies in the nationwide and even fewer yet when it is related to the formation of the counter to operate in the Management Accounting area. This area has among its objectives to promote the knowledge and businessorganizations in which they operate, as well as to allow the control and planning of actions and provide consistent decision-making within the good management parameters. The objective of this research was to identify evidences that would allow describing the importance attached by Accounting professionals to the contents of Management Accounting taught by Accounting courses in Minas Gerais State, Brazil.For this purpose, this study of descriptive and quantitative approach, through documentary analysis of the curriculum frameworks for 39 Higher Education Institution (HEI) from Minas Gerais, identified that 10% of the total hours of undergraduate course is devoted to subjects related to Management Accounting. Through the lesson plans provided by HEI to participants, a ranking was established with 20 curriculum contents more offered to students of Accounting Science related to Management Accounting. These 20 contents were used to prepare a web-surveyquestionnaire sent to all 29,283 counters registered in the Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais - CRCMG (Regional Accounting Council of Minas Gerais). There were 629 responses. Analyzing the degree of importance attributed by professionals to the contents, we found that in general the average value was greaterthan four, which indicates a degree of importance ranging from "very important" to "extreme importance", ratified by mode, more frequency of grade assigned by the respondents, who also noted the degree four for the contents, confirming the recognition of "great importance" for all them. It was also verified the importance degree attributed by respondent profile. The mode and the mean previously found were confirmed without statistically significant differences among perceptions ofrespondent groups, which shows there is a consensus on the importance of the curriculum contents taught in Accounting Science aimed to Management Accounting. After identifying its relevance according to professional experience of respondents, such contents were verified whether they were sufficient for the learner actingprofessionally with Management Accounting. We obtained 366 negative responses (58%) and 263 positive (42%). By responses analyzed separately according to respondents profile, there were two extremes, one composed by respondents identified as master Teachers, the most optimistic among all the others, indicating 56% of positive responses; on the other hand, 64% of negative answers were identified as people with professional activities related to controlling. Finally, regarding to capability of professional performance and to this research results, this study shows the need to expand the hours devoted to subjects related toManagement Accounting, thereby, to contemplate other contents not yet offered to graduates of Accountancy. Managerial skills of Accounting will only be recognized by the utilization and dissemination of this knowledge to professional counters.
Subject: Contabilidade gerencial
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8WAHW9
Issue Date: 18-Oct-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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