Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XLMH8
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
Autor(es): Igor Adolfo Assaf Mendes
primer Tutor: Francisco Coelho dos Santos
primer miembro del tribunal : Danielle Cireno Fernandes
Segundo miembro del tribunal: Bruno Lazzarotti Diniz Costa
Resumen: As perspectivas teóricas que relacionam a educação com o desenvolvimento socioeconômico nas ciências sociais seguiram duas linhas principais de pensamento. A primeira, a perspectiva funcionalista meritocrática, trata a educação como instrumento de superação das desigualdades sociais na sociedade moderna. Para ela escolarização seria responsável por equalizar os indivíduos, que a partir daí desenvolveriam habilidades e se diferenciariam quanto a posições ocupadas a partir de esforço pessoal. As perspectivas da reprodução social, a seu turno, tendem a enfatizar o papel ambíguo do sistema escolar no processo de transmissão de desigualdades sociais. Se por um lado a escola tem importante papel socializador, ela parece transmitir as desigualdades herdadas no âmbito familiar. Basicamente se trata de uma relação entre os recursos disponíveis na família e o alcance educacional e social dos indivíduos. Dentre os principais autores da perspectiva da reprodução social destaca-se neste trabalho a contribuição de Pierre Bourdieu. Segundo o autor, a incorporação de certos habitusgera disposições (tanto entre alunos quanto entre professores) que são responsáveis pela manutenção e reprodução das diferenças de classe em salas de aula. Por mais neutro que o sistema educacional possa ser, os habitus de classe determinam a posição que os indivíduos assumem em relação à educação formal. O principal componente deste habitus seria o capital cultural. Desta maneira, uma importante instituição para produzir tais disposições seria a família.Diante das hipeses que focalizam entre origem socioeconômica, ambiente familiar e educação, pretende-se trabalhar os dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) e testar a força explicativa da hipótese de reprodução social das desigualdades a partir das informações sobre família, nível educacional e prática cultural presentes na pesquisa.
Abstract: The theoretical perspectives that relate education to the socio-economic development in the social sciences have followed two main lines of thought. The first, the functionalist perspective meritocratic, treats education as a means of overcoming social inequality in modern society. For her school would be responsible for equalizing the individuals, who from then develop skills and to differ on positions occupied from personal effort. The prospects of social reproduction, in turn, tend to emphasize the ambiguous role of the school system in the transmission of social inequalities. On the one hand the school has an important socializing role, it seems to convey the inequalities inherited within the family. Basically it is a relationship between family resources and educational outreach and social development of individuals. Among the major authors from the perspective of social reproduction in this paperhighlights the contribution of Pierre Bourdieu. According to the author, the incorporation of certain provisions generate habitus (both among students and among teachers) that are responsible for the maintenance and reproduction of class differences in classrooms. For more neutral that the educational system may be the class habitus determine the positions that individuals take in relation to formal education. The main component of habitus would be the cultural capital. Thus, an important facility for producing such arrangements would family. Given the hypotheses that focus between socioeconomic background, family and education, we intend to work the data from the Pesquisa de Amostra de Domicios de Minas Gerais (PAD / MG) and test the explanatory power of the hypothesis of social reproduction of inequalities from the information on family, educational and cultural practice in the presentstudy.
Asunto: Sociologia
Educação
Escolas
Cultura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XLMH8
Fecha del documento: 28-feb-2012
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.