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Type: Dissertação de Mestrado
Title: As novas fronteiras da exploração mineral: os desafios na comercialização de minérios antes tratados como estéreis
Authors: Roberto Lucio Nunes de Carvalho
First Advisor: Antonio Eduardo Clark Peres
First Referee: Henrique Dias Gatti Turrer
Second Referee: Marcos Gomes Vieira
Abstract: Este trabalho objetivou gerar diretrizes para as equipes ligadas ao Diretor Comercial da Samarco Mineração diante das novas tendências do mercado de minério de ferro e aço. Tendo como foco de análise os impactos da entrada de minérios mais pobres no mercado, os trabalhos internos e estudos acadêmicos realizados pelo corpo técnico daorganização e as ferramentas de marketing disponíveis para as equipes em contato direto com mercado e clientes, cada um desses tópicos foi avaliado individualmente levando em consideração seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria e buscando uma conexão entre essas três questões. Como resultados foram observados comportamentos cíclicos por parte da indústria siderúrgica, levando à repetição deestratégias já aplicadas ao longo da história no relacionamento com a indústria de mineração. Entretanto, alguns novos fatores surgiram aumentando a incerteza dos desdobramentos futuros para o setor. Com isso cria-se uma necessidade interna tanto de adequação de alguns procedimentos da organização como resposta ao retorno de comportamentos já mapeados no passado, como também aprofundamento nos conhecimentos desses novos fatores ainda não percebidos no passado e que vêm mudando as características do setor. Como conclusão, além da definição das linhas de trabalho e pesquisa das equipes definiu-se ainda a necessidade de uma restruturação dasáreas sob o comando da diretoria comercial da Samarco Mineração S. A. que será posta em prática na sequência deste trabalho, frente a esta maior complexidade de sistemas de precificação, produtos ofertados e novos concorrentes.
Abstract: This paper targeted the creation of guidelines for the teams connected to the Commercial Director of Samarco Mineração upon the new trends of the iron ore and steel market. Having as the analysis focus the impact of the entrance of lower Fe content ores into the market, the internal papers, and academic studies prepared by the organization technical staff and the marketing tools available to the teams in direct contact with the market and customers, each one of these topics has been evaluatedindividually taking into consideration its strong aspects and the improvement opportunities and also looking for a connection among these three matters. As outcomes, cyclical behaviors by the steel industry have been noticed, leading to the recurrence of strategies already applied throughout the relationship with the mining industry. However, some new factors have come into the scene and increased the uncertainty over the future developments to the sector. Thus, it was created an internalneed to adequate some organizational procedures as a reply to the behaviors already mapped in the past, as well as a deepening into the knowledge of these new factors not yet noticed and that have been changing the sector characteristics. As a conclusion, further to the definition of the lines for work and research, a structural remodelling ofthe areas under control of the Commercial Directorship of Samarco Mineração becomes mandatory and shall be implemented following this study, facing this higher pricing systems complexity, the available products and the new competitors.
Subject: Engenharia metalúrgica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XUNYX
Issue Date: 24-Apr-2012
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