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dc.contributor.advisor1David Jose Ahouagi V de Magalhaespt_BR
dc.contributor.referee1Roberto da Costa Quininopt_BR
dc.contributor.referee2Andre Soares Dantaspt_BR
dc.contributor.referee3Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizakipt_BR
dc.creatorCharliston Marques Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:28:53Z-
dc.date.available2019-08-09T16:28:53Z-
dc.date.issued2012-02-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XZN4D-
dc.description.abstractThe metropolitan areas are experiencing a time of worsening mobility problems. One reason is the lack of integrated planning of all activities that interfere with their performance. Historically, this lack of integration is present in the marginal treatment given to carry loads. Currently the negative consequences of this treated triggering a growing effort to solve their problems. This effort is also present in the guidelines given by the government, which recently enacted Law 12,587 in order to integrate the different modes of transport and improve accessibility and mobility of people and cargo in the territory of the municipalities. Both the definition of guidelines such as the transportation planning activities requires a solid database to support decision making. This paper tries to act exactly this point by proposing a methodology for gathering data and information on urban logistics. The proposed methodology was applied in a pilot survey in the BHMA. The stages of development included: literature review, discussions with stakeholders, creating questionnaires, defining the methodology of data collection, implementation of the pilot survey and data analysis.pt_BR
dc.description.resumoAs regiões metropolitanas estão passando por um momento de agravamento dos problemas de mobilidade. Um dos motivos é a falta de planejamento integrado de todas as atividades que interferem em seu desempenho. Historicamente, essa falta de integração está presente no tratamento marginal dado ao transporte de cargas. Atualmente as consequências negativas desta tratativa estão desencadeando um esforço crescente para a solução dos seus problemas. Este esforço está presente inclusive nas diretrizes dadas pelo poder público, quesancionou recentemente a Lei 12.587 com o objetivo de integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território dos Municípios. Tanto adefinição de diretrizes como o planejamento das atividades de transporte exige uma base de dados sólida para suportar a tomada de decisão. O presente trabalho procura atuar exatamente neste ponto,propondo uma metodologia de levantamento de dados e informações sobre a logística urbana. A metodologia proposta foi aplicada em uma pesquisa piloto na RMBH. As etapas do seu desenvolvimento contemplaram: revisão da literatura, discussões com os agentes envolvidos, criação de questionários, definição da metodologia de coleta de dados, aplicação da pesquisa piloto e análise dos dados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística urbanapt_BR
dc.subjectPlataforma logísticapt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherLogística empresarial Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleMetodologia para obtenção de dados e informações em logística urbana: estudo de caso da região metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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