Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8Y9QSC
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um possível lugar da obra de arte: reflexões a partir de um exercício empírico
Authors: Tiago Domingues Carvalho
First Advisor: Stephane Denis Albert Rene Huchet
First Referee: Augustin Maurice Marie Gondallier de Tugny
Second Referee: Renata Moreira Marquez
Abstract: Tendo em vista a definição de lugar da obra de arte determinada por uma configuração que envolve o espaço, o trabalho artístico e o homem, esta dissertação investiga as relações geradas em meio ao agrupamento desses componentes. Para objeto de estudo foram eleitas as práticas inerentes ao universo da arte que, de modo potente, investem em empreitadas críticas que operam de maneira a conformar e provocar conexões relacionais em variados níveis. Com a intenção de delinear um foco, a Galeria Boliche, projeto artístico do presente autor, foi tomada como o elemento fundamental da pesquisa, pois sua essência supera a noção de estudo de caso e se posiciona equiparadamente a uma energia geradora de exercícios reflexivos que se fundam a partir de uma prática. A Galeria Boliche, como lugar possível da obra de arte, apresenta em cada uma das etapas de seu desenvolvimento a emergência de problemáticas fomentadoras de discussões acerca do sujeito, do espaço e do trabalho artístico, debates que foram estruturados separadamente, mas que, a todo momento, tangenciam os demais. Ao discorrer sobre lugares, foram avaliadas tanto as táticas de humanização na cidade quanto as ações realizadas no interior físico e conceitual do espaço expositivo moderno. O conjunto apontou indícios da necessidade de torná-los humanamente mais acessíveis e também do desejo de transpor fronteiras limitadoras, sendo o último a abertura para enveredar pelos meandros que envolvem a produção dos lugares da obra de arte no passado, atualmente e em uma breve visão prospectiva. Ao caminhar pelo universo do sujeito, foram iluminadas questões próprias da antropologia, o que permitiu perceber a interdisciplinaridade de campos do conhecimento. Na busca por consolidar uma posição perante o outro, foi traçada uma sucessão de assuntos que se inicia no paradigma do artista como etnógrafo, passando pela pseudoetnografia, ambos lançados por Hal Foster, para arriscar ainda a chegada à pós-etnografia e ao que essa conquista provoca. Ao considerar a obra, foram sublinhados os modos de fazer que abarcam uma abordagem espacial crítica no tecido da cidade e (re)instauram valores singulares de determinados locais. Por atuar no estabelecimento de intensas interações, essas obras foram dispostas como elementos de interface na mediação entre o sujeito, o lugar e elas próprias, permitindo extrair relevantes significações para o discurso sobre o lugar da obra de arte. Toda envergadura deste trabalho argumentativo pode incidir sobre a convergência entre arte e arquitetura. Tratar de lugar, seja da obra de arte ou não, já sugere, a priori, uma aproximação aos assuntos espaciais próprios ou pertinentes ao discurso arquitetural. A arte permitiu abrir frestas para infiltrar em pensamentos sobre a arquitetura e seu valor consolidado ou seu devir congênito.
Abstract: Given the definition of "place of work of art" determined by a setting that involves space, artwork and man, this work investigates the relationships generated out of the gathering of these components. The object of study were the practices linked to the universe of art, which so powerfully invest in critical works that lead relational connections on multiple levels. intending to outline a focus, The Galeria Boliche (The Bowling Galery) the artistic project of this author was taken as the key element of the research, for its essence surpasses the notion of case study and stands evenly to an energy-generating of reflective exercises that merge from practice. The Galeria Boliche (The Bowling Galery), while "possible place of work of art," presents in each stage of its development the emergence of issues that promote discussions concerning the subject, the space and the artwork, debates that were structured separately, but that often touch the others. When talking about places, both the humanization strategies in the city and the actions performed in the physical and conceptual interior of the modern exhibition space were assessed. The set pointed to the need of making them more humanly accessible and also to the desire of crossing limiting borders, the latter being the opening to engage the ins and outs involving the production of the places of work of art in the past, present and a brief prospective overview. When dealing with the universe of the subject, anthropology issues emerged, which allowed to realize the interdisciplinary between fields of knowledge. In seeking to consolidate a thought on the other", it was traced a succession of matters that starts in the paradigm of the artist as ethnographer, through pseudo-ethnography, both released by Hal Foster, and getting to the post-ethnography and what this achievement brings. When considering the work, the ways of doing were highlighted, which cover a critical spatial approach in the city texture and (re)establish special values of certain locations. By establishing strong interactions, these works were arranged as interface elements, mediating the subject, the place and they themselves, allowing the extraction of relevant meanings to the discourse on the place of work of art. The whole scale of this argumentative work can focus on the convergence between art and architecture. Dealing with "place", whether its from the work of art or not, implies, a priori, an approach to spatial issues of the or relevant to architectural discourse. The art allowed opening gaps to infiltrate into thoughts about architecture and its consolidated value or its congenital future.
Subject: Arquitetura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8Y9QSC
Issue Date: 30-Mar-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_tiago_carvalho_npgau.pdf6.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.