Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
Autor(es): Juliana Azevedo Travassos
Primeiro Orientador: Antonio Augusto Pereira Prates
Primeiro membro da banca : Alexandre Antonio Cardoso
Segundo membro da banca: Otavio Soares Dulci
Resumo: Nas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil.
Abstract: In recent decades Corporate Responsibility has spread in the business world, and appears as a subject of growing interest in media, academia, government and civil society, in Brazil and worldwide. However, the concept of corporate responsibility has undergone complex changes in meaning over the years. Thus, we argue that the development of the concept of corporate responsibility should be analyzed in itself. In this context, sociology, particularly sociology of organizations, can be very useful in broadening the understanding of this phenomenon. This study aims at refining the discussion on corporate responsibility by addressing the characteristics and changes in meaning of this concept, especially its institutionalization process, as an ideology of management. The theoretical framework used to interpret corporate responsibility was the institutionalist approach of the sociology of organizations. The central thesis of this approach is that institutional environments build and compel organizations, its structure, actions and behavior. Besides the theoretical basis of sociology, the work was composed of two other sections. First, we explored the elements that constitute the ideology of corporate responsibility at different stages of institutionalization, thereby addressing the changes of meaning the phenomenon went through. The aim was to analyze the different logics guiding the phenomenon in its various manifestations over time and along the process of institutionalization. Finally, in light of the sociological literature and of the issues raised in the analysis of the change and institutionalization process, we analyzed corporate responsibility reports of Brazilian companies considered leaders in the field of corporate responsibility. In these reports, we selected the most explicit presentations of the ideology of corporate responsibility in each company, and then jointly assessed the institutionalization and what the concept means for this group of companies today. By considering together these clarifications, we got a picture of the current institutionalization of the ideology of corporate responsibility in leading companies on the issue in Brazil.
Assunto: Sociologia
Ideologia
Desenvolvimento institucional
Responsabilidade social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM
Data do documento: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_travassos.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.