Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YYNSH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Walter Ernesto Ude Marquespt_BR
dc.contributor.referee1Jose Alfredo Oliveira Debortolipt_BR
dc.contributor.referee2Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.creatorJoão Carlos de Meneses Malheirospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:42:23Z-
dc.date.available2019-08-10T15:42:23Z-
dc.date.issued2012-04-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YYNSH-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how young students of a technical high school relate to leisure spaces around the school. The research shows how these young people live their experiences in the everyday school life and also in their free time in a big metropolis. The locus of this study was the technical high school called CEFET-MG, campus I, located at Amazonas Avenue in Belo Horizonte. The theoretical approach was based in the human andsocial sciences, in particular the studies of sociology of youth and social psychology. It focused in understanding some of the meanings printed in the phenomena that involved youthand the studied reality. The ethnography was the methodology chosen and it made possible to discern the meanings attributed to the youth practices of regularly visiting pubs around the school. Such visits begun when the students were getting familiar with the school, initiatingthemselves to pubs and to alcohol beverages. This data provoked reflections related to generation factors that are the background of this study. The data collected pointed to a diversity of reasons to be in the pubs at different times of the day (before, during and after school). Drinking, for some of the students, was a rite of passage of the youth culture. Regarding this point, the pubs were configured as places for seduction and danger, becoming important experiences for the students. Beyond that, the pubs were characterized as a masculine territory which indicated possible relationships between street and virility. Finally, this research proposes that this discussion cannot be narrowed down to an analysis of the risks that the students take in this kind of activity. There is a more complex web of relations in this context. Therefore, ethnography proved to be the correct choice as the methodology for this study. It allowed new views and interpretations in the established relationships among the students, the pubs and the school. Such configuration goes beyond the notion of Order and Disorder in the complexity field.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe compreender como os jovens estudantes, de uma instituição de ensino tecnológico e profissionalizante, relacionam-se com os espaços de lazer no entorno da escola. Assim, busca-se entender como esses jovens vivenciam suas experiências no cotidiano da vida escolar e, ainda, como administram o tempo livre para o lazer em uma grande metrópole. O lócus do estudo realizado foi o CEFET-MG, campus I, situado na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. O percurso bibliográfico incluiu dados nas áreas das ciências humanas e sociais, em especial, nos estudos da Sociologia das Juventudes e da Psicologia Social, com o intuito de entender alguns significados impressos no fenômeno que envolveu o jovem e a realidade pesquisada. A etnografia, metodologia adotada nesta pesquisa, indicou que os significados conferidos à prática de frequentação de bares, no entorno educacional, estão associados às fases de aproximação da escola, à iniciação aos bares e ao uso da bebida pelos diferentes sujeitos que compõem o contexto pesquisado. Esses dados provocaram reflexões referentes aos fatores geracionais que estão como pano de fundo desse cenário. Os dados coletados assinalaram uma grande diversidade de motivos para estar no bar, como beber ou não, descontrair, conversar, jogar sinuca e outras; compartilhados entre os pares jovens, em vários momentos do dia, antes, durante e depois das aulas. Constatou-se, ainda, que a ação de beber, para alguns desses jovens, apresenta-se como um dos ritos de passagem da cultura juvenil. Diante disso, o bar configura-se enquanto um espaço de sedução e perigo para os jovens, mas, ao mesmo tempo, um ambiente de importantes vivências na formação desses sujeitos. Além disso, o espaço analisado se caracterizou como um território predominantemente masculino, indicando possíveis relações que podem ser estabelecidas entre rua e virilidade. Por fim, este estudo, aponta que a discussão da temática proposta aquinão pode ficar circunscrita apenas às situações de risco enfrentadas pelos sujeitos que se encontram submetidos a esse tipo de atividade, indicando que há uma complexa teia de relações envolvidas nesse contexto. Nesse sentido, a opção pela etnografia, como metodologiade aproximação dessa realidade, permitiu novos olhares e interpretações nas relações estabelecidas entre os jovens, os bares e a escola, uma configuração que perpassa a noção de Ordem e Desordem do campo da complexidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectCulturas juvenispt_BR
dc.subjectBebidas alcoólicaspt_BR
dc.subjectTempo livrept_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subject.otherLazerpt_BR
dc.titlePercursos de dentro e de fora: juventudes, bares e escolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_completa_jo_o19_abr_rev_10_final.pdf6.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.