Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZKQJ9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A educação infantil em Montes Claros: transformações institucionais e processos identitários
Authors: Ilma Lemos Pinheiro Lages
First Advisor: Isabel de Oliveira e Silva
First Referee: Livia Maria Fraga Vieira
Second Referee: Iza Rodrigues da Luz
Third Referee: Joao Valdir Alves de Souza
Abstract: Esta dissertação insere-se no âmbito da pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender a identidade profissional na Educação Infantil. O trabalho descreve e analisa os processos identitários de professoras, monitoras e auxiliares docentes de instituições públicas de Montes Claros (MG), bem como os sentidos e significados atribuídos por eles/elas ao trabalho, ao longo de suas trajetórias profissionais. Considerou-se que a identidade não é um produto, mas uma construção decorrente do processo de socialização, sendo constantemente construída e desconstruída pelo indivíduo. Conflitos e tensões fazem parte das trajetórias biográficas e relacionais dos/das profissionais, levando-os/as a mobilizações e busca de valorização profissional. As identidades profissionais foram estudadas buscando-se retratar a voz dos/das profissionais, apontando os processos de identificação, as semelhanças, oposições e dualidades presentes nesse campo. O estudo procurou discutir sobre as transformações político-institucionais por que passou o município no período compreendido entre o início da década de 1980 até a constituição do Sistema Municipal de Ensino em 2007; o ingresso dos profissionais em diferentes instituições; as condições de trabalho e os problemas enfrentados em relação ao atendimento educacional das crianças de 0 a 6 anos de idade, ao desempenho profissional, ao salário e à carreira. Nesse sentido, esta dissertação retrata duas dimensões da pesquisa: a construção do histórico da Educação Infantil no município e a relação dessa história e das ações públicas atuais com a construção das identidades profissionais. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise documental e da pesquisa de campo em duas instituições municipais e uma instituição recém-municipalizada. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas não estruturadas e fichas de identificação (dados pessoais e profissionais) dos sujeitos pesquisados. Para a compreensão do objeto, foi debatida a concepção de identidade em Dubar (2005). Constatou-se que a constituição da identidade dos/das profissionais não é feita independente da estrutura histórica, política e social. Ação e estrutura se constroem mutuamente. O sujeito participa desse processo de forma dinâmica e interativa. As políticas públicas não podem ser consideradas como políticas estatais, mas como formas de socialização, onde ocorre a interação do Estado com os sujeitos.
Abstract: This thesis is part of qualitative research which aimed to understand the construction of the identitary processes of professional Child Education of public institutions from Montes Claros (MG), as well as the senses and meanings attributed by them to the work at that level of education, along their professional trajectories. It was considered that the identity is not a product but a construction and is due to the process of socialization, being constantly constructed and deconstructed by the individual. Conflicts and tensions are part of the biographical trajectories and relational from professionals, leading them to mobilizations and search for professional valorization. The professional identities were studied in an attempt to portray the voice from professionals, pointing the identification processes, the similarities, oppositions and dualities present in this field. The study tried to visualize the transformations political-institutional because it passed over the city in different periods: the first services in nursery at the beginning of the decade of 1980; the passage of the nursery centers in the sector of Assistance for the Education in 1990; the constitution of the Municipal System of Education in 2007; the entrance of the professionals in the different institutions; the conditions of work and the problems faced in relation to the service, to the professional performance, wage and career. This dissertation portrays two dimensions of research: the construction of the history of Child Education in the city and the relation of this history and the current public actions with the construction of professional identities. The research was developed through the documentary analysis and field research in a municipal institution, an institution recently owned and a community institution. As an instrument of data collection were used non-structured interviews and identification forms (professional and personal data) of the researched subjects. For the understanding of the object, he worked with the conception of identity (Dubar, 2005). It was noted that the constitution of the identity from professionals is not made independent of historical structure, political and social. Action and structure it build by themselves mutually. The subject takes part in this process in a dynamic and interactive form. Public policies may not be considered as state policies, but as forms of socialization, where there is interaction of the State with the subject.
Subject: Identidade (Psicologia) Aspectos sociais
Políticas públicas
Educação de crianças
Educadores  Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZKQJ9
Issue Date: 28-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado_ilma_lemos_p._lages.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.