Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZKR77
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os efeitos do pró-letramento na formação das professoras alfabetizadoras do município de Conselheiro Lafaiete
Authors: Lucimara de São José
First Advisor: Ceris Salete Ribas da Silva
First Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Second Referee: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Abstract: Este trabalho busca analisar os efeitos do Pró-Letramento - Programa de Formação Continuada, implementado desde 2005 pelo Governo Federal junto às escolas públicas - para as práticas dos professores alfabetizadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada, fundamentalmente, por meio do levantamento e análise de relatos obtidos em entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com a tutora responsável pelo curso de Alfabetização e Linguagem do Pró-Letramento e com dez professoras participantes do Programa de Formação, implementado entre outubro de 2008 e dezembro de 2010, em Conselheiro Lafaiete (MG). Também realizamos o estudo dos materiais que organizam e orientam a execução do Pró-Letramento, tais como o Guia Geral do Programa, os Fascículos de orientação para os tutores e a Coleção didática da área de Linguagem destinada aos cursistas. Além das entrevistas e da análise documental, utilizamos como procedimento para a coleta de dados a aplicação de questionários, respondidos pelos sujeitos da pesquisa na fase inicial de seu desenvolvimento. A fim de aprofundarmos a análise sobre os efeitos do Pró-Letramento nas práticas docentes, elegemos para estudo, em um dos capítulos da dissertação, as possíveis relações estabelecidas entre as práticas avaliativas desenvolvidas em sala de aula e o que é proposto pelo Programa de Formação. Dados produzidos pela pesquisa evidenciaram que algumas das condições de execução e desenvolvimento das ações formativas disponíveis naquele município mineiro influenciaram de forma significativa a execução do Programa, contribuindo para a efetivação de um modelo de formação fragmentado diferente daquele proposto pela política pública. Indicaram, portanto, a relevância da gestão local das políticas de formação continuada que são desenvolvidas nacionalmente. Com relação aos efeitos do Programa para as práticas docentes, identificamos três situações particulares que caracterizam os tipos de apropriações que as professoras realizaram a partir do curso de formação. A primeira se refere a mudanças produzidas no trabalho docente em decorrência da vivência de práticas sociais de leitura literária, organizadas nos encontros presenciais do curso de Alfabetização e Linguagem. Os relatos evidenciaram um maior investimento por parte das professoras na proposição de atividades de leitura de textos literários em sala de aula, por causa da experiência vivenciada durante o curso. A segunda diz respeito a contribuições mais gerais, que não são explicitamente nomeadas pelas professoras, oferecidas pelo curso em decorrência das trocas de experiências e da interação vivenciada entre os sujeitos participantes da formação. A terceira indicia efeitos associados ao conteúdo de um dos fascículos da coleção didática do Pró-Letramento. As docentes ressaltaram em seus depoimentos a relevância do fascículo que trata da avaliação diagnóstica da alfabetização para sua formação. Apontaram o uso desse material em suas práticas avaliativas e explicitaram sua importância relacionando-o ao contexto externo de realização de avaliações sistêmicas da alfabetização propostas pelos governos Federal e Estadual. O trabalho realizado nos permite inferir, em primeiro lugar, que a aquisição de conhecimentos que os docentes efetuam a partir de cursos de formação se concretiza em articulação com os saberes consolidados e validados por eles em suas práticas profissionais. Em segundo lugar, que os conteúdos didáticos disponíveis nas ações de formação, ao serem incorporados pelos docentes, são por eles transformados e ressignificados, com vistas ao atendimento de demandas identificadas no cotidiano escolar. De maneira geral, os resultados obtidos evidenciam que é a lógica pragmática que define e orienta as apropriações de conteúdos realizadas pelos professores.
Abstract: This work intends to analyze the effects of Pró-Letramento (Pro-Literacy) - Program of Continuing Education, implemented since 2005 by the Federal Government in the public schools - to the practices of literacy teachers who work in the first years of elementary school. This qualitative research was developed primarily through the collection and analysis of reports obtained from semi-structured interviews carried out with the tutor responsible for the course of Literacy and Language of the Pró-Letramento (Pro-Literacy) and ten participants teachers of the training program, implemented between October 2008 and December 2010 in Conselheiro Lafaiete (MG). We also performed the study of materials that organize and guide the implementation of the Pró-Letramento (Pro-Literacy), such as the General Guide of the Program, the Fascicles of guidance for tutors and the didactic collection of the area of language destined for course participants. Besides the interviews and documentary analysis, we used as procedure for data collection questionnaires, answered by the research subjects in the initial phase of its development. In order to deepen the analysis on the effects of Pró-Letramento (Pro-Literacy) in the practices of teachers, we chose to study in one of the chapters of the dissertation, the possible relations between developed evaluation practices in the classroom and what is proposed by the Training Program. Data produced by the survey showed that some of the conditions of implementation and development of the actions of formation present at this town in Minas Gerais, influenced significantly the implementation of the Program, contributing to the realization of a fragmented training model, different from the one proposed by the public policy. It was indicated, therefore, the importance of local management of continued education policies that are developed nationally. Regarding the effects of the program in the practices of teachers, we identified three particular situations that characterize the types of appropriations that teachers made from the training course. The first refers to changes made in work of teachers due to the experience of social practices of literary reading, organized in the meetings of the course on Literacy and Language. The reports showed a greater investment of the teachers in proposing activities of reading literary texts in the classroom because of the experience lived during the course. The second concerns the more general contributions, which are not explicitly named by the teachers, offered by the course due to the exchange of experiences and interaction between the participants subjects of the training. The third indicates effects associated with the content of one of volumes of the didactic collection of the "Pró-Letramento" (Pro-Literacy). The teachers stressed in their statements the relevance of the fascicle that deals with the diagnostic assessment of literacy for their training. Teachers indicated the use of this material in their evaluation practices and expressed their importance, relating it to the external context of systemic assessments of literacy proposed by the Federal and State governments. The work allows us to infer, first, that the acquisition of knowledge that teachers perform from training courses is realized in articulation with the consolidated knowledge and validated by them in their professional practices. Secondly, the educational content available on the actions of training, when incorporated by teachers, are transformed and reinterpreted in order to meet the demands identified in the school routine. Overall, the results show that it is the pragmatic approach that defines and directs the appropriations of contents held by teachers.
Subject: Educação
Políticas públicas
Professores alfabetizadores Formação 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZKR77
Issue Date: 30-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_lucimara_22_setembro.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.