Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLL3X
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | As contribuições da educação de jovens e adultos na construção de processos inclusivos no campo da saúde mental |
Authors: | Marcus Macedo da Silva |
First Advisor: | Carmem Lucia Eiterer |
First Co-advisor: | Renato Diniz Silveira |
First Referee: | Renato Diniz Silveira |
Second Referee: | Francisca Izabel Pereira Maciel |
Third Referee: | João Leite Ferreira Neto |
Abstract: | Esta dissertação abordou o tema da inclusão social das pessoas em sofrimento psíquico a partir de uma experiência intersetorial estabelecida entre os campos da saúde mental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contribuindo para a escassa produção científica voltada para essa temática, o presente estudo marcou uma singularidade em relação aos demais trabalhos por se voltar para uma experiência de EJA presente em espaços não escolares. O estudo foi realizado em um dos Centros de Convivência e Cultura de Belo Horizonte, instituição esta que, compondo a Rede de Atenção Psicossocial deste município, assiste as pessoas em sofrimento mental grave com comprometimento da vida social. Procuramos analisar as possíveis contribuições que as turmas de EJA presentes nessa instituição proporcionam para os processos inclusivos desses sujeitos. Para tanto, a partir de uma pesquisa de cunho exploratório, utilizamos como referência metodológica o Estudo de Caso Único, tomando como caso pesquisado as turmas de EJA presentes no Centro de Convivência e Cultura Paulo Freire (CCCPF). Buscando uma triangulação metodológica, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: 1) a observação; 2) as entrevistas semiestruturadas; e 3) a análise documental. Os dados obtidos foram analisados partir da metodologia da análise de conteúdo. Para analisar as possíveis contribuições da EJA para os processos inclusivos desenvolvidos pela saúde mental, construímos duas perspectivas educativas, tomando, para tanto, as referência teóricas de Arroyo (2000; 2005; 2007), Freire (1992; 2005; 2007) e Brandão (2009). Distinguimos tais perspectivas educativas como escolarizante e emancipatória, sendo a primeira caracterizada por uma prática educativa restrita aos processos de ensino e aprendizagem; e a segunda voltada para uma dimensão humanizadora. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2011, porém através daanálise dos achados da pesquisa, percebemos que durante esse anoas práticas educativas diferiram significativamente dos anos anteriores. Assim, de uma prática emancipatória presente nos primeiros anos da experiência, a EJA caminhou para uma configuração escolarizante, sobretudo em 2011. Identificamos que as turmas de EJA, à medida que iam se aproximando da escola regular e consequentemente das suas normatizações, foram se distanciando da perspectiva emancipatória. Diante disso, concluímos que as contribuições para os processos inclusivos da saúde mental foram ficando |
Abstract: | This dissertation discussed the issue of social inclusion of people with mental disorders from an intersectoral experience established between the fields of mental health and Youth and Adult Education (In Portuguese EJA). Contributing to the scarce scientific literature directed to this theme, this study showed to be unique compared to other works since it focused on an experience of EJA present in non-school spaces. The study was conducted in one of the Culture Living Centers located in Belo Horizonte, an institution that composes the Psychosocial Care Network in this city and assists people suffering with severe mental problems and social life impairment. We tried to analyze the possible contributions provided by EJAs classes present at this institution to the social inclusion processes of these subjects. To do so, from an exploratory research, we used One Case Study as a methodological basis, taking as case studies the EJAs classes present at Paulo Freire Culture Living Center (In Portuguese CCPF) developed during 2011. Seeking a methodological triangulation, we used as instruments for data collection: 1) observation; 2) semi-structured interviews; and 3) documentary analysis. The data collected was processed using the methodology of analysis of content. In order to analyze the possible contribution of adult education for social inclusion processes developed by mental health, we built two educational perspectives, using theoretical reference from Arroyo (2000, 2005, 2007 2001, 2006), Freire (1992, 2005, 2007) and Brandão (2009). We distinguished these educational perspectives as schooling and emancipating: the first one is characterized by an educational practice restricted by processes of teaching and learning, and the second one is directed to a humanizing dimension. Through analysis of the research results, we realized that, during 2011, the educational practices of Youth and Adult Education at CCPF differed significantly from previous years. Thus, from an emancipating practice in the early years of this experience, EJA has been redirected to a schooling practice, especially in 2011. We identified that the EJAs classes, as they were approaching to regular school and consequently to its norms, they were moving away from an emancipating perspective. Therefore we concluded that contributions to the social inclusion processes of mental health have become restricted and have focused on teaching instead of on education as human development. |
Subject: | a Educação de adultos Saude mental Inclusão social |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLL3X |
Issue Date: | 24-Aug-2012 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta_ao_marcus_macedo___fae_ufmg_2012_eja___s._mental___.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.