Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLQD4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Nadia Laguardia de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Raquel Martins de Assispt_BR
dc.creatorFernanda do Valle Corrêa Ramospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T21:02:44Z-
dc.date.available2019-08-11T21:02:44Z-
dc.date.issued2012-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLQD4-
dc.description.abstractThis research sought to analyze: the integration of students classified as having pervasive developmental disorder (PDD) in regular schools; to point and study the teachers difficulties in the execution of such processes; to delimit conceptually the persuasive developmentdisorder definition in order to assure its integration in regular schools; and to produce supporting material seeking to favor the integration work for education professionals in general. From the hypothesis that there are comprehension difficulties by educators on what is the persuasive development disorder, this study investigated how school integration processes happen for those children and why some students are taken as problem by schools. For this purpose, the methodology of Psychoanalytical Oriented Interview and three case studies weretaken along with the psychoanalysis approach to read these processes. It was considered a theoretical path in which it was verified the categorical concept of persuasive developmental disorder in the Special Education field contextualized in the Inclusive Education, which faced the development of a range of educational paradigms. The research pointed out the designations given to this deficiency along this process and the search for a homogeneous concept by the Inclusive Education field for it still needs psychiatric categories. It was also presented the theoretical development process of the psychiatric category of the persuasive developmental disorder, emphasizing the predominance that autism gets compared with other clinical psychic pathologies that were aggregated to the same category Asperger syndrome, Rett syndrome, Heller syndrome and the persuasive developmental disorder - not specifically oriented. Finally, it was presented this concept's unfolding on the theoretical and legaltechnical production of the Special Education in the inclusive perspective and on the inclusion processes of the related students. It was considered that, in the execution process of schoolintegration, there are particularities not restricted to the stated public category for who they are addressed, and further more, that the clinical diagnosis requested by the education field, from the medical field, doesn't answer the educators' dilemmas and that the major schoolintegration dilemma is on the children that don't learn or that challenge the teachers' authority, independently of their clinical or psychical conditions.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo geral analisar, por meio de estudos de casos clínicos, os processos de inclusão dos alunos identificados à escola regular através da categoria psiquiátrica de transtornos globais do desenvolvimento (TGD). Como objetivos específicos, listam-se: repertoriar as dificuldades dos professores na execução dos processos de inclusão; delimitar conceitualmente o termo transtorno global do desenvolvimento; e produzir material sobre tal categoria psiquiátrica, para favorecer o trabalho das equipes de inclusão e dos demais educadores nas escolas regulares. A partir da hipótese de que há dificuldades na compreensão dos educadores sobre o que seja transtorno global do desenvolvimento, este estudo investigou como ocorrem os processos de inclusão escolar destas crianças e por que alguns destes alunos constituem um problema para a escola. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa do estudo de três casos clínicos. Na coleta de dados, utilizou-se de levantamento documental às pastas escolares dos alunos e de Entrevistas de Orientação Psicanalítica, tendo a Psicanálise como lente de leitura dos processos de inclusão escolar. Considerou-se também um percurso teórico em que se verificou a entrada do conceito categórico de transtornos globais do desenvolvimento no campo da Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva, face à construção dos diversos paradigmas educacionais, apontando as nomeações dadas à deficiência ao longo deste processo e a busca por uma homogeneização feita pelo campo da Educação Especial Inclusiva, por ainda necessitar das categorias psiquiátricas para distinguir o público-alvo das ações de inclusão escolar. Também apresentou-se o percurso de construção teórica da categoria psiquiátrica dos transtornos globais do desenvolvimento, salientando a predominância que o autismo ganha face às outras entidades clínicas que foram agregadas à mesma categoria síndromes de Asperger, Rett e Heller e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Finalmente, apresentaram-se as repercussões deste conceito sobre as produções teóricas e técnico-legais do campo da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva e sobre os processos de inclusão dos alunos em questão. Considerou-se que, na execução dos processos de inclusão escolar, há particularidades que não se reduzem à nomeação categórica do público a que se destinam, que o diagnóstico clínico requerido pelo campo da Educação ao saber médico não soluciona os impasses do educador e que os maiores impasses da inclusão escolar estão nas crianças que não aprendem ou que desafiam a autoridade do professor, independentemente da condição clínica ou psíquica que possam apresentar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos com transtornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectProcessos de inclusão escolarpt_BR
dc.subjectPsiquiatriapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicanálise  pt_BR
dc.subject.otherDeficiências do desenvolvimento pt_BR
dc.subject.otherPsiquiatriapt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.titleAlunos com transtornos globais do desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolarpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_fernanda_do_valle_corr_a_ramos_em_pdf___vers_o_final_para__impress_o.pdf950.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.