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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação do desenvolvimento experiencial: emprego da focalização em psicoterapia breve
Autor(es): Marilia Souza da Silveira
Primeiro Orientador: Cristiano Mauro Assis Gomes
Primeiro membro da banca : Igor Gomes Menezes
Segundo membro da banca: Rodrigo Bastos Foscolo
Resumo: A dissertação é composta por dois estudos. O primeiro estudo relata evidências inicias à validade do Teste de Habilidade Experiencia (THE) e do Método de Análise e Classificação dos Níveis Experienciais (MACNE). O Teste de Habilidade Experiencial (THE) foi aplicado a 118 pessoas residentes em Minas Gerais 55,10% do sexo feminino, média etária de 30,49 e desvio-padrão de 19,47. Dentre aqueles que declararam suaescolaridade, 21,20% possuíam ensino fundamental oompleto ou incompleto, 12,70% ensino médio oompleto ou incompleto, 32,20% ensino superior oompleto ou incompleto. Os itens do THE possuem forte oonsistência interna (dfa de Cronbach = 0,90) e são explicados por uma variável latente, com cargas fatoriais acima de 0,85. O THE possuiescores confiáveis, pois o método de produção de seus escores, o MACNE, foi capaz de gerar correlações adequadas entre os juízes, correlações essas que variaram entre 0,69 e 0,89, com média de 0,80 (dp = 0,11). O segundo estudo desta dissertação investiga os efeitos de uma psicoterapia breve que utiliza a técnica da focalização para a mudança de níves de habilidade experiencial em pacientes em situação de prótese ocular. O desenho do estudo de caso-controle contou com um grupo experimental que vivenciou quatro sessões psicoterápicas. O grupo experimental e o grupo controle foram avaliados em desenho pré-teste e pós-teste, por meio do THE. O tamanho do efeito de 0,38 indicou que a técnica de focalização, em quatro sessões, tem um efeito pequeno-moderado em gerar alterações na habilidade experiencial dos pacientes, apesar do resultado não se apresentar estatisticamente significativo (p <= 0,05) em função do tamanho da amostra dos grupos
Abstract: This paper includes two studies. The first one reports initial evidence no to the validity and reliability of the Experiencing Ability Test. One hundred eighteen people resident in Minas Geras, between seven and 87 years and with basic (32.90%), medium (19.00%) and high (48.10%) educationa Ieve|,were part of the study. From them, 55.10% are femaleand 11.90% practice meditation or are expert in psychotherapy. The factor exploratory analysis performed in Mplus 5.2 showed a factor solution with loadings above .89. The Cronbach's alpha was .90, indicating good internal consistency annong the items The cross- judges scores correlation varied between, 69 and .89, indicating reliable scores. Theresults implications are discussed among the clinical psyclnology and the measurement of experiential skills. The second study of this dissertation investigates the effects of abrief psychotherapy within the technique of focusing to change the experiential skill Ievels in patients in situation of ocular prosthesis. The design of case-control study included an experimental group which experienced sessions of focusing. Theexperimental group and control group were eva uated in pretest and postest design , through THE. The effect size of 0,38 indicated that brief psychothenapy with focusing technique, in four sessions, has a snnal-moderate effect in generate changes to the expeiential ability of the patients, although the results do not show statistically significant (p <= 0.05) due to the sample size of the groups
Assunto: Gendlin, Eugene T, 1926-
Psicoterapia breve
Testes de aptidão
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92VJZW
Data do documento: 27-Fev-2012
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