Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92XEVM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jeannette Marguerite Kremerpt_BR
dc.contributor.referee1Afranio Carvalho Aguiarpt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee3Isis Paimpt_BR
dc.creatorLeopoldo Gil Dulcio Vazpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T08:37:19Z-
dc.date.available2019-08-11T08:37:19Z-
dc.date.issued1993-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-92XEVM-
dc.description.abstractThis study analyzes the characteristics of the faculty of the Federal Centers for Technological Education in Brazil as users and producers of information, including their behavior during search and use of information, and how they disseminate their scientific and technical production. The instrument for data collection was a questionnaire. The results show that the teachers/researchers present a profise similar to that of the faculty of Brazilian universities. Their behavior during searchfor information was verified through the use of the critical incident technique. Information flows equally through formal and informal Channels, but the motivation to use formal sources is inhibited by the obsolescence of library Collections. Informal communication is poor, as well as within the centers as outside them. The results also reveal problems withih the information systems and small stimuli for research, as verified through the statistioal analysis of the productivity of the faculty and through their opinions. The internal causes for low productivity, as expressed by the respondents, are lack of institutional support and lack of funding. External factors are isolation of the teachers, possibly because they deal only with technical research (which does not favor discussions with colleagues) or because there are no other researchers in their specialties. The Federal Centers for Technologial Education Should promote and Consolidade research groups in Certain areas of study, as well as their informal Channels of Communication. There is also need tofind an equilibrium between teonical and academic tasks, to avoid damage to the quality of teaching provided to future researchers.pt_BR
dc.description.resumoAnalisaramse as características dos professores dos CentrosFederais de Educação Tecnoloqica CEFET como usuarios eprodutores de informação, seu comportamento na busca e uso dainformação e formas de disseminação da sua produção científica etécnica. 0 instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado. Os resultados permitiram concluir que os professorespesquisadores dos CEFETS apresentam um perfil semelhante ao perfil dos pesquisadores e/ou professores universitários brasileiros. 0 comportamento dos professores na busca da informação foi analisado mediante utilização da técnica do incidente crítico, constatandose que a informação flui com igual intensidade através de canais formais e informais. A motivação pelo uso das fontes formais é inibida significativamente pela desatualização do acervo das bibliotecas.Constatouse que a comunicação informal é pobre, tanto em níveldo próprio CEFET como em relação a rede de comunicação informalno Brasil. Os resultados revelam, além da existência de falhas nos sistemas de informação, poucos estímulos a pesquisa, manifestas tanto no estudo da produtividade dos professores-pesquisadores quanto nas opiniões dos mesmos. Falta de apoio do CEFET, assim como de recursos financeiros disponíveis para a pesquisa acadêmica, aparecem como causas internas que levam ao baixo nível de produtividade registrado para a maioria dos entrevistados. Dentre os fatores externos como causa do desestimulo a produtividade, detectouse o isolamento dos professores, seja por estarem realizando unicamente pesquisa técnica, portanto não favorável a discussão com colegas, seja pela inexistência de outros pesquisadores em suas especialidades. Os CEFETS devem buscar formas de institucionalizar a aglutinação dos pesquisadores em torno de certas areas de estudo,fortalecendo os canais informais de comunicação. Também há necessidade do equilíbrio entre o trabalho técnico e o acadêmico,para evitar prejuízos na qualidade do ensino a futuros pesquisadores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiencia e tecnologia Disseminação seletiva da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiencia e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino tecnico Produção do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherEnsino tecnicopt_BR
dc.titleA produção do conhecimento nos centros federais de educação tecnológicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_leopoldogildulciovaz.pdf5.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.