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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Alunos avaliados com baixo desempenho no PROALFA (MG): análise em duas escolas estaduais de Belo Horizonte
Autor(es): Karina Fideles Filgueiras
Primeiro Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Primeiro membro da banca : Gladys Agmar Sa Rocha
Segundo membro da banca: Angela Imaculada L de F Dalben
Terceiro membro da banca: Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Quarto membro da banca: Lina Kátia Mesquita de Oliveira
Resumo: Esta é uma pesquisa sobre o fenômeno de mobilidade dos alunos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram baixo desempenho (BDs) nas avaliações censitárias do PROALFA (MG), nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Considerou-se como fenômeno de mobilidade dos alunos BDs, casos em que um aluno que - em um ano obteve resultado BD obteve, em edições subsequentes da avaliação, resultado de desempenho intermediário ou recomendável, entendendo se que tal aluno moveu-se, em uma perspectiva ascendente, na escala de desempenho do PROALFA (MG). Ou, inversamente, quando um aluno foi avaliado, em um ano, com desempenho intermediário ou recomendável e, no ano seguinte, com baixo desempenho, sugerindo um movimento descendente em seu desempenho educacional. Para apreender tal fenômeno de mobilidade, utilizou-se metodologia mista de pesquisa, tanto quantitativa quanto qualitativa. Essa opção possibilitou fazer ajustes no foco da pesquisa e permitiu a adoção de diferentes escalas de observação de modo a melhor compreender o objeto pesquisado em sua perspectiva micro e macroanalítica, culminando em estudos de caso de duas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino A, da região metropolitana de Belo Horizonte. A pesquisa apontou a necessidade de reflexão sobre os usos dos resultados e maior divulgação e discussão dos dados gerados nas diferentes edições do PROALFA (MG), a fim de que docentes e corpo administrativo das escolas tenham maior acesso às informações e possam, efetivamente, construir propostas pedagógicas que impactem positivamente as práticas de sala de aula e favoreçam a ampliação das aprendizagens dos alunos. Acredita-se que a pesquisa, ora presentada, possibilitará uma melhor compreensão dos fatores que propiciam ou dificultam a mobilidade de alunos identificados com baixo desempenho
Abstract: This research is about the phenomenon of mobility in students of the third grade of Middle School (Ensino Fundamental), who displayed a low performance (BDs) in the census evaluations of PROALFA (MG), for the years of 2007, 2008, 2009, and 2010. The phenomenon of mobility of BD students was considered for cases when the student who, in a year, had a BD result and, in following editions of evaluations, had a result of intermediate or recommendable performance, thus assuming that such a student moved upwards, in the PROALFA (MG) performance scale. Or, conversely, when the student was evaluated in a year with intermediate or recommendable performance and, in the following year, with low performance; thus suggesting a downward movement in his educational performance.In order to grasp such mobility phenomenon, a mixed research methodology, both quantitative and qualitative, was used. This option made possible to adjust the gaze of the research and to adopt different scales of observation with a view to better understand the researched object, in its micro- and macro-analytical perspective, leading to case studies of two state schools of the Superintendência Regional de Ensino A, in the Belo Horizonte metropolitan area. The research pointed to the need for discussing the uses of the results and for better exposure and debate of the data generated in the different editions of PROALFA (MG), so that the schools teachers and administrative personnel have greater access to the information and can effectively build pedagogical proposals that produce a positive impact on classrooms practicesand favor the students learning. It is believed that the research herein presented will provide a better understanding of the factors that assist in or make harder the mobility of students identified with low performance.
Assunto: Educação
Rendimento escolar
Avaliação educacional  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92XMYA
Data do documento: 20-Jun-2012
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