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dc.contributor.advisor1Lucio Flavio Renault de Moraespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jeannette Marguerite Kremerpt_BR
dc.contributor.referee1Graça Maria Simões Luzpt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.creatorNadina Aparecida Morenopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:24:59Z-
dc.date.available2019-08-10T16:24:59Z-
dc.date.issued1991-12-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-933FRZ-
dc.description.resumoInvestigou-se a qualidade de vida no trabalho (QVT) de profissionais bibliotecários que atuam em bibliotecas das universidades estaduais do Paraná, através das seguintes variáveis: autonomia; variedade de habilidade; identidade da tarefa; significado da tarefa; feedback extrínseco; feedback intrínseco; inter-relacionamento; percepção da significância do trabalho; percepção da responsabilidade pelos resultados; conhecimento dos reais resultados do trabalho; satisfação geral; motivação interna com o trabalho; satisfação com: a possibilidade de crescimento, a supervisão, a segurança no trabalho, a compensação e o ambiente social. Aferiu-se também o potencial motivacional da tarefa e a necessidade individual de crescimento. Como fundamentação teórica, realizou-se uma revisão bibliográfica apontando as principais abordagens relativas à QVT. O marco teórico utilizado na pesquisa foi o Modelo das Características da tarefa desenvolvido por HACKMAN e OLDHAM (1975) e, como instrumento operacionalizante, fez-se uso do Job Diagnostic Survey-JDS. Os resultados evidenciaram que a qualidade de vida no trabalho-QVT dos informantes é insatisfatória em relação às variáveis medidas pelo referido modelo. Observou-se que o significado da tarefa foi à única variável que se apresentou frequentemente como positiva para com os fatores demográficos, profissionais e institucionais. Em contrapartida, as variáveis conhecimento dos reais resultados do trabalho, a identidade da tarefa e o feedback extrínseco foram as que se apresentaram constantemente como críticas. Através dos resultados obtidos na pesquisa, verificou-se que o nível de qualidade de vida no trabalho dos profissionais bibliotecários é mais deficiente no terceiro bloco-resultados pessoais e de trabalho, exatamente onde estão inseridos os resultados emocionais e as satisfações contextuaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBiblioteconomiapt_BR
dc.subject.otherBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subject.otherQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.otherBibliotecarios de universidadespt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: uma análise das características da tarefa de profissionais bibliotecários atuantes em bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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