Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933MLZ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Entre o verdadeiro histórico e a imaginação criadora: ilustrações sobre história e cultura dos povos indígenas em livros didáticos de História
Autor(es): Leonardo Machado Palhares
Primeiro Orientador: Junia Sales Pereira
Primeiro membro da banca : Thais Nivia de Lima e Fonseca
Segundo membro da banca: Pablo Luiz de Oliveira Lima
Terceiro membro da banca: Soraia Freitas Dutra
Quarto membro da banca: Lucia Helena Alvarez Leite
Resumo: Esta pesquisa analisa imagens (ilustrações) sobre história e cultura dos povos indígenas em livros didáticos de História. Para análise, foram selecionadas duas coleções de livros de História destinados às séries iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) no Brasil: História,Imagem & Texto e História no Dia-a-Dia. Esta seleção recaiu sobre coleções que constam do Guia do Plano Nacional do Livro Didático dos anos de 2004 e 2010. A análise considera os prováveis impactos da Lei 11.645/08 sobre a abordagem da história e cultura dos povos indígenas. Na pesquisa, constam reflexões sobre livro didático, considerando as contribuições os estudos feitos por Fonseca (1993 e 2001), Bittencourt (1993 e 2008), Munakata (1997), Chartier (1990 e 1999), Siman (2001), Choppin (2004), Miranda e Luca (2004), Bezerra e Luca (2007), Cassiano (2007), Darnton (2008), Luca (2009), Mattos (2009), Batista e Galvão (2009), Filho (2009), fundamentais para a compreensão das pesquisas sobre os livros, com destaque para os livros didáticos no Brasil, especialmente sobre sua constituição material, os atores envolvidos na sua produção e as relações entre editoras, autores, leitores e Estado. Sobre a questão indígena nos livros didáticos de História, foram importantes os estudos realizados por Almeida (2010), Bergamaschi (2011), Freire (2009), Bittencourt (2001; 2011), Carneiroda Cunha (1992), Cruz (2009), Gobbi (2007), Gonçalves (2005), Grupioni (2004), Melo (2008) e Summer (2004). Quanto à pesquisa sobre as ilustrações históricas, consideramos fundamentais os estudos sobre visualidade e cultura visual que buscamos em Arbach (2007),Boitello Júnior (2000), Burke (2004), Bohnsack (2010), Joly (2008), Knauss (2005; 2008), Meneses (2003; 2012), Panofsky (2001) e Rodrigues (2011). Através da análise de ilustrações sobre a história e cultura dos povos indígenas, problematizamos as representações construídas sobre os índios, sua história no contexto do estudo da história do Brasil e sobre a diversidade de suas culturas. Esta pesquisa considera as ilustrações como vestígios de seu tempo e comodocumentos/fontes nos estudos da História e do Ensino de História ilustrações produzidas para utilização no contexto mediacional do livro didático de História, em que a fonte histórica é considerada nas dimensões de verdade e de imaginação.
Abstract: This research analyzes images (illustrations) about history and culture of indigenous people in history textbooks. Two textbook collections destined to the first years of elementary school in Brazil (from second to fifth grade) have been selected to this analysis: História, Imagem &Texto [History, Image & Text] and História no Dia-a-Dia [History in Daily Life]. Both collections appear in the Guia do Plano Nacional do Livro Didático [Guide of National Textbook Plan] of 2004 and 2010. The analysis considers the probable impacts of the law 11.645/08 on the approaches of indigenous peoples history and culture. In the research there are reflections on textbook considering the studies of Fonseca (1993), Bittencourt (1993 e 2008), Munakata (1997), Chartier (1990 e 1999), Fonseca (2001), Siman (2001), Choppin (2004), Miranda e Luca (2004), Bezerra e Luca (2007), Cassiano (2007), Darnton (2008), Luca (2009), Mattos (2009), Batista e Galvão (2009), Filho (2009), which are fundamental to the understanding of researches about book, especially about Brazilian textbooks and its material constitution, as well as the actors involved in their production and the relations betweenpublishing houses, authors, readers, and the state. Concerning the indigenous topic in history textbooks, were considered important the studies developed by Almeida (2010), Bergamaschi (2011), Freire (2009), Bittencourt (2001; 2011), Carneiro da Cunha (1992), Cruz (2009),Gobbi (2007), Gonçalves (2005), Grupioni (2004), Melo (2008) e Summer (2004). Regarding the research on historical illustrations, we have considered fundamental the studies about visualities and visual culture founded in Arbach (2007), Boitello Júnior (2000), Burke (2004), Bohnsack (2010), Joly (2008), Knauss (2005; 2008), Meneses (2003; 2012), Panofsky (2001) e Rodrigues (2011). Trough the analysis of illustrations on indigenous peoples history and culture we discuss the representations of indigenous, their history in the context of the studyof history in Brazil, and the diversity of their cultures. This research considers illustrations as vestiges of their time and as documents/ sources in the studies of History and History Teaching illustrations produced to be used in a media context of the history textbook, in which the historical source is regarded in the dimensions of truth and imagination.
Assunto: Educação
Historia  Estudo e ensino  
Índios da América do Sul Brasil  História
Livros didáticos  Ilustrações
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933MLZ
Data do documento: 22-Ago-2012
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