Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935LV5
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
Autor(es): Fabiana da Silva Viana
primer Tutor: Luciano Mendes de Faria Filho
primer miembro del tribunal : Monica Yumi Jinzenji
Segundo miembro del tribunal: José Carlos de Araújo Silva
Tercer miembro del tribunal: Marcus Vinicius Fonseca
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação estabelecida entre alguns dos habitantes da província de Minas Gerais, destacadamente alguns daqueles que moravam na cidade de Mariana, e as escolas públicas primárias, num momento em que ocorreram importantes transformações políticas e sociais no Brasil (décadas de 1820 a 1840). Para a realização dessa investigação foram consultados, principalmente, os ofícios enviados à secretaria do governo da província de Minas Gerais, reunidos no Arquivo Público Mineiro; os ofícios recebidos e as atas da Câmara Municipal de Mariana, guardados no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana; alguns jornais pertencentes ao Arquivo Público Mineiro, à Biblioteca Nacional e à Biblioteca do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Além desses documentos foram estudados, também, alguns ofícios pertencentes ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e várias das leis publicadas no período. Na análise desse grande conjunto documental foram adotadas como referência as proposições teórico-metodológicas do historiador inglês Edward Palmer Thompson e a perspectiva de análise sugerida por alguns historiadores italianos, conhecida como micro-história. No estudo da bibliografia sobre o período e na análise das fontes, verificou-se que a relação estabelecida entre aqueles habitantes e a escola pública primária era atravessada pelos conflitos políticos e sociais ocorridos na cidade, nos conturbados anos após a independência política do país. Ao mesmo tempo em que isso ocorria, os pais de família manifestavam-se junto ao governo municipal e provincial reivindicando que as escolas da Nação fossem construídas também pensando em seus interesses e expectativas. Em linhas gerais, constatou-se que a escola pública primária, como várias outras instituições, estava imersa nas transformações daqueles anos e era cingida tanto pelas suas decorrentes conquistas quanto pelos seus reveses.
Abstract: The aim of this study is to research the relation established between the inhabitants of the city of Mariana and the local public primary school from 1816 to 1848, a moment marked by important transformations both in the political and social arena in Brazil. So as to carry out such investigation, letters sent the Secretary of Government of the Province of Minas Gerais, found in Arquivo Público Mineiro, letters and minutes of the Chamber of the city of Mariana and newspapers found in Arquivo Público Mineiro, in Biblioteca Nacional and in Biblioteca do Arquivo Nacional in Rio de Janeiro were consulted. The analysis of such large assortment of documents involved the theoretical-methodological propositions of English historian Edward Palmer Thompson and the analytical perspectives suggested by some Italian historians, known as micro history. The study revealed that the relation between the inhabitants of the city of Mariana and its local public primary school was permeated by the social-political conflicts that occurred in the city following the political independence of Brazil; featuring local parents claiming for schools that took their interests and perspectives into consideration.
Asunto: Educação
Escolas primarias  Minas Gerais Século XIX 
Estado nacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935LV5
Fecha del documento: 31-ago-2012
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_versao_entregue_a_p_s.pdf5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.