Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935QHB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jader dos Reis Sampaiopt_BR
dc.contributor.referee1Zelia Miranda Kilimnikpt_BR
dc.contributor.referee2Maycoln Leôni Martins Teodoropt_BR
dc.creatorCarla Pena Coutopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T09:16:23Z-
dc.date.available2019-08-13T09:16:23Z-
dc.date.issued2012-06-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-935QHB-
dc.description.abstractThis study analyzed the research on workaholism and its assessment tools, most of which show workaholism as a syndrome in which the individual works excessively, usually with little pleasure despite being greatly engaged with the task. The study aimed to find conceptual clarity on this issue, as well as to conduct preliminary studies for the creation of scale to assess the phenomenon of workaholism in the future. The instrument developed consists of a questionnaire which collects sociodemographic data. Using the Likert Scale, the questions covered topics regarding respondents professional and personal lives based on the three-component model by Spence and Robbins (1992). The study included 132 teachers aged between 20 and 61 years, working at private educational institutions in the city of Belo Horizonte and in the Greater Belo Horizonte, who taught Junior High School and High School levels. Quantitative techniques (factor analysis and cluster analysis) were used to analyze the results of this questionnaire, as well as open interviews, after which two subgroups were found: those with a tendency toward workaholism (low pleasure at work and high feeling of being forced to work) and those with no tendency toward workaholism (high pleasure at work and low sense of being forced to work). In addition, multiple regression analysis made it possible to confirm that the independent variables, time devoted to work and work pressure, are relevant to explain the variation observed in the dependent variable (Workaholic Group).pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, foram levantadas as pesquisas sobre workaholism e seus instrumentos de avaliação, os quais, em sua grande maioria, evidenciam o workaholism como a síndrome em que o indivíduo trabalha de maneira excessiva, normalmente com pouco prazer, porém, com muito envolvimento pela tarefa. A pesquisa objetivou encontrar maior clareza conceitual sobre este tema e realizar estudos preliminares para uma futura construção de uma escala que avalie o fenômeno workaholism. O instrumento elaborado constitui-se de um questionário que faz um levantamento sociodemográfico além de questões, com respostas em escala likert, que abordam temas sobre o contexto da vida profissional e pessoal baseadas no modelo dos três componentes de Spence e Robbins (1992). Participaram deste estudo 132 professores com idades entre 20 e 61 anos provenientes de instituições de ensino particulares de Belo Horizonte e da região metropolitana e que lecionavam no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Por meio das técnicas quantitativas de análise dos resultados desse questionário (análise fatorial e análise de cluster), além da entrevista aberta, constataram-se dois subgrupos: aqueles com tendência ao workaholism (baixo prazer pelo trabalho e alto sentimento de ser forçado a trabalhar) e aqueles com tendência ao não workaholism (alto prazer pelo trabalho e baixo sentimento de ser forçado a trabalhar), além da confirmação, pela análise de regressão múltipla, de que as variáveis independentes, tempo dedicado ao trabalho e pressão do trabalho, são relevantes para a explicação da variação observada na variável dependente (Grupo workaholic).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectWorkaholismpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleEstudos preliminares para a construção de uma escala de avaliação de workaholism baseada no modelo de Spence e Robbins para professores do ensino particular de Belo Horizonte e região metropolitanapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_carla_couto_2012.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.