Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-937FL9
Type: Tese de Doutorado
Title: Treinamento cognitivo em escolares de diferentes níveis intelectuais
Authors: Marcela Mansur Alves
First Advisor: Carmen Elvira Flores-mendoza
First Co-advisor: Carlos Julio Tierra Criollo
Abstract: O presente trabalho teve como objetivos verificar a efetividade de um programa de treinamento de memória de trabalho para melhorar a inteligência de crianças brasileiras de diferentes níveis intelectuais; e investigar a relação entre os parâmetros de EEG e as diferenças individuais em inteligência. A fim de atingir o primeiro objetivo, foram selecionadas 53 crianças do sexto ano do ensino fundamental (M= 11,17 anos, DP= 0,376), as quais foram aleatoriamente designadas para compor o grupo experimental/GE (n=26) e o grupo controle/GC (n = 27). Cada grupo foi dividido em três subgrupos de acordo com o nível de QI: alto (QI acima de 120), médio (QI na faixa de 95 a 110 pontos) e baixo (QI entre 70 e 85 pontos). No pré-teste, as crianças foram avaliadas com medidas cognitivas e de desempenho escolar. Foram realizados dois pós-testes, em que se aplicaram os mesmos instrumentos do pré-teste, um deles se deu um mês após a última sessão de treinamento e o outro quatro meses após o termino do treinamento. Para o programa de treinamento foram utilizadas três tarefas de memória de trabalho. As crianças receberam a intervenção na escola duas vezes por semana por um período de no máximo 10 semanas. Não foram encontradas diferenças significativas entre o grupo de treinamento e controle no pós-teste realizado um mês após o treinamento e naquele realizado quatro meses após, para nenhuma das medidas cognitivas e de desempenho escolar. Contudo, observou-se que para o teste Raven, no grupo de QI baixo, a diferença (índice d) entre GC e GE favorável a GC antes do treinamento de 0,25 (ou 3,75 pontos de QI) passou a ser favorável a GE logo após o treinamento (d=-0,47 ou 7,05 pontos de QI). Os resultados encontrados encontram suporte parcial na literatura e apontam para dificuldade de se encontrar mudanças intelectuais genuínas com programas de intervenção de curta duração. Entretanto, estudos com uma amostra maior e de menor idade e maior tempo de treinamento são necessários para verificar a generalidade de tais achados. No que se refere ao segundo objetivo, treze crianças com idade média de 11 anos (quatro de QI alto e nove de QI médio) tiveram seu sinal de eletroencefalografia (EEG) coletado durante a realização de uma tarefa cognitiva de memória de trabalho e durante o repouso. Análises foram realizadas a fim de relacionar e calcular a porcentagem de dessincronização relacionada a evento com o nível intelectual da criança e fornecer evidências acerca do fenômeno da eficiência neuronal. Os resultados encontrados apontam para maior porcentagem de dessincronização relacionada a evento (maior atividade neural) para as crianças de QI alto, principalmente nas regiões frontal e parietal, embora as análises não tenham alcançado significância estatística. Os resultados podem ser explicados se considerarmos a existência de variáveis moderadoras do fenômeno da eficiência neuronal, tais como o sexo, a dificuldade da tarefa utilizada e os intervalos de referencia e de atividade selecionados.
Abstract: The present study have as main objectives to verify the effectiveness of working memory program to improve intelligence of Brazilian children of different intellectual levels, and to investigate the relationship between EEG parameters and individual differences in intelligence. In order to achieve the first objective, 53 children from the sixth year of primary education (M = 11.17 years, SD = 0.376) took part in this study. They were randomly assigned to compose the experimental group/GE (n = 26) and control group/GC (n = 27). Each group was divided into three subgroups according to the IQ level: high (IQ above 120), average (IQ in the range 95-110 points) and low (IQ between 70 and 85 points). At pretest, children were assessed with measures of cognitive and academic performance. There were two posttests, using the same instruments of the pretest, one of them took place one month after the last training session and the other four months after the end of training. Three tasks of working memory were used for training. The children received the intervention at the school twice a week for 10 weeks at the most. No significant differences were found between the training and control group at post-test performed one month after training and, also, four months after that, for any measures of cognitive and academic performance. However, for the low IQ group, the difference (d index) between GC and GE on the Raven test which was favorable to GC prior to the training (3.75 IQ points) came to be favorable to GE immediately after training (d = -0.47 or 7.05 IQ points). The results are partially supported in the literature and point to the difficulty in finding genuine intellectual change with intervention programs of short duration. Nevertheless, studies with a larger sample size, younger participants and longer duration of training are required to verify the generality of these findings. Regarding the second objective, thirteen children with a mean age of 11 years (four of high IQ and 9 of average IQ) had their EEG collected during the performance of a working memory task and during rest. Analyses were performed in order to calculate the correlation between the percentage of event-related desynchronization and intellectual level of the child and provide evidence about the phenomenon of neuronal efficiency. The results point to a greater percentage of event-related desynchronization (greater neural activity) for children of high IQ, especially in the frontal and parietal lobes, although the analysis did not reach statistical significance. The results can be explained if we consider the existence of moderating variables of the phenomenon of neuronal efficiency, such as sex, difficulty of the task used, and the reference and activity interval chosen.
Subject: Neurociências
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-937FL9
Issue Date: 29-Oct-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2012_final_.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.