Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94WK6V
Type: Tese de Doutorado
Title: Educação de jovens e adultos em espaços religiosos: escolhas, negociações e conflitos
Authors: Heli Sabino de Oliveira
First Advisor: Leoncio Jose Gomes Soares
First Co-advisor: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
First Referee: Nilma Lino Gomes
Second Referee: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Third Referee: Edla Eggert
metadata.dc.contributor.referee4: Amauri Carlos Ferreira
Abstract: O presente estudo descreve e analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em espaços religiosos, vinculados a Rede Municipal da Educação de Belo Horizonea (RME/BH). Indagando sobre os Iimites e as possi bilidades educativa desse atendimento, reconstituímos a trajetória da EJA no municipio de BH, enfatizando os acordos, os conflitos e as alianças estabelecidas entre atores sociais e politicos que atuaram e atuam nessa modalidade educativa. Verificamos que o surgimento das turmas da EJA fora do espaço escolar resulta da confluência de interesses econômicos e políticos que marcam a historia da Educação de Jovens e Adultos na referida cidade. Observamos que os espaços aducativos dos grupos religiosos que cedem salas para RME/BH não são neutros. Seus arranjos arquitetônicos, seus signos suas imagens se articulam com sistemas de significação e de representação da sociedade e da natureza, procurando forjar identidades sociais e religiosas particulares. A aducação de jovens e adultos leva, assim, as marcas do catolicismo, do pentecostalismo, do espiritismo e do candomblé, oonforme o espaço que se estabelece. Colocando em relevo tanto relações estabelecidas entre educadores/as e estudantes quanto as formas pelas quais as memórias culturais são preservadas e indagadas nas turmas da EJA nos espaços religiosos, destacamos o peso da materialidade na condição docente. Tendo como pano de fundo a perspectiva dos Estudos Culturais, tomamos a aducação de jovens e adultos, as religiosidades e a docência como práticas culturais, situadas em uma arena conflituosa de disputa por significados e representações. Partindo do pressuposto de que os dados empíricos não são apenas reflexos da observação-sensorial, mas fruto de aplicação de certos conceitos-teóricos, apresentamos os conceitos da cultura popular, religiosidade e identidadw social como categorias multifacetadas, que instituam sentidos e significados, dando inteligibilidade às ações sociais. Para fundamentar os principais conceitos trabalhados nesta tese, recorremos dentre outros pesquisadores, aos astudos da Stuart Hall, Homi Bhabha, Tomaz Tadeu da Silva, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves e Inês Teixeira. Os sujeitos e os espaços pesquisados foram selecionados a partir de um questionário sociocultural aplicado ao conjunto de professores que atuam em turmas da EJA em espaços religiosos. Procuramos por espaços marcados pela alteridade religiosa, ou seja, Iocais onde a religiosidade do profissional docente não coincidia com a religiosidade do espaço no qual exercia sua atividade docente. Por meio de entrevista samiestruturada, coletamos depoimento de um ex-coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação(SM ED), de cinco Iideres reIigiosos (dois pastores, um padre, um doutrinador espirita e uma militante do movimento negro que coordena uma entidade que Iuta contra os preconceitos etnicorraciais e a intolerância religiosa de religiões de matriz africana), quatro professoras e dois professores. Constatamos que a politica educacional da Rede Municipal não Ieva em consideração as profundas transformações porque passou o campo reIigioso n0 Brasil nas ultimas décadas . Ao deixar de ser uma herança, para se tornar uma escoIha, a religião se converteu em um mercado de bens simbólicos, marcado pela disputa por significação e representação do mundo e da natureza, gerando novas tensões e conflitos sociais. Formadas na Iuta com outros ideais, a identidade religiosa institui, por um Iado, sociabilidade, Iaços de sentimentos comunitários e enraizamento cultural; por outro |ado, tende a demarcar as diferenças, criando, até certo ponto, interditos que interferem no processo educacionaI. Este fato suscita novas indagaões ao processo educativo que pode tratar com desprezo, medo e hostilidade crenças e identidades religiosas que não são hegemônicos, classificando o diferente como inferior ou perigoso, bem como Iegitimar certas práticas religiosas, em detrimento de outras. Em um contexto multicultural, os estudos sobre a relação entre religiosidade e educação podem contribuir para formação de educadores atentos aos aspectos relacionais e performativos da construção identitária, que questionem reIações de poder que aprofunda as distâncias culturais entre "eles" e "nós".
Abstract: The present study describes and analyzes the Youth and Adults Education (EJA) in religious spaces, linked tothe Municipal Network Education of Belo Horizonte (RME/BH). When inquiring about the limits and possibilities of educational services, reconstitute the trajectory of EJA in the city of Belo Horizonte, amphasizing the agreements, conflicts and alliances between established social and political actors who acted and act in this educational modality. We found that the emergence of EJA classes out of school results from the confluence of economic and political interests that mark the history of Youth and Adults Education in that city. We observe that the educational spaces of religious groups that give room for RME/BH are not neutral. His architectural arrangements, their signs, their images are linked to systems of meaning and representation of society and nature, seeking to forge social identities and religious individuals. The youth and adults education takes thus the marks of catholicism, pentecostalism, religions with African roots and spiritualism, as space is established. Placing much emphasis on relations between educators/students and the as the ways in which cultural memories are preserved and surveyed in EJA classes in religious spaces, emphasizing the materiality of the teaching provided. With the background of the Cultural Studies perspective, we take the youths and adults education, religiousness and teaching as cultural practices, situated in an arena of competition for conflicting meanings and representations. Assuming that the empirical data are not just reflections of sensory observation, but the result of application of certain theoretical concepts introduce the concepts of popular culture, religion and social identity as multifaceted categories, establishing meanings and senses giving intelligibility to social actions. To support the man concepts used in this thesis, we use, among other researches, studies of Stuart Hall, Homi Bhabha, Tomaz Tadeu da Siva and Luiz Alberto Oliveira Gonçalves and Ines Gonçalves Teixeira. The persons and spaces surveyed were selected from a sociocultural questionnaire applied to al teachers working in EJA classes in religious spaces. We look for spaces marked by religious otherness, ie, places where the teacher religiosity did not match the space in which religion exercised their teaching. Through semi-structured inteview, collect testimony from a forme coordinator of the Youth and Adult Education of the City Department of Education, five religious leaders (two pastors, a priest, counsel or and a militant spirit of the movement black an entity that coordinates the fight against prejudice ethno- racial and religious intolerance of religions of African origin) and four women teachers and teacher man. We found that the educationai policy of the Municipal Network does not take into account the profound changes now because the reigious field in Brazil in recent decades bring. By leaving a legacy to be, to become a choice, religion has become a market of symbolic goods, marked by the struggle for meaning and representation of the world and nature, creating new tensions and social conflicts. Formed in the struggle with other ideals, establishing religious identity on the one hand, sociability, feelings of community ties and cultural roots, on the other hand, tends to demarcate the differences, creating to some extent, forbidden to interfere in the educational process. This fact raises new questions to the educational process that can treat with contempt, fear and hostility to religious beliefs and identities are not hegemonic, classifying the different as inferior or dangerous as well as Iegitimizing certain religious practices over others In a multicultural context, studies on the relationship between religion and education can contribute to the formation of educators aware of the relational and performative aspects of identity construction, which would question the power relations which deepens the cultural distance between "them" and " us."
Subject: Igreja e educação  
Educação de adultos
Leigos (Religião)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94WK6V
Issue Date: 24-Feb-2012
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