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dc.contributor.advisor1Marcos Azeredo Furquim Werneckpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cristina Ribeiro Vianapt_BR
dc.contributor.referee2Efigenia Ferreira e Ferreirapt_BR
dc.creatorAna Claudia Pereira dos Santos Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T03:18:28Z-
dc.date.available2019-08-11T03:18:28Z-
dc.date.issued2010-05-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-95DQWC-
dc.description.abstractThis work was developed in the town of Taquaraçu de Minas - MG aimed to assess the quality of access oral health services in the years 2007 to 2009, from the use of the indicator of first programmaticconsultation, based on equity and continuity of care until the completion of treatment. INTO index was used to analyze the oral health condition of users attended. The results showed that: 26.1% of assisted were not programmed, 73.9% of assisted were at their first consultation and follow-up visits until the completion of treatment, the percentage of users who received treatment was completed in this period at 88.68 %, more than 80% of those assisted in the period corresponded to the groups 0, 1 and 2 accordind with the classification INTO, the groups in which was majority demand for surgical, restorative procedures (groups 2, 3 e 4) had a higher average number of sessions for user and in some groups there was more number of sessions to completion of treatment. Concluded that the principle of equity is necessary, giving priority attention to those that more need, organizing the work process, reducing the number of sessions aimed at increasing the number of first programmatic consultation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, desenvolvido no município de Taquaraçu de Minas - MG teve como objetivo avaliar a qualidade do acesso ao serviço de saúde bucal nos anos de 2007 a 2009, a partir da utilização doindicador de Primeira Consulta Programática, tomando por base a eqüidade e a continuidade do atendimento até a conclusão do tratamento. Foi utilizado o índice Índice de Necessidades de TratamentoOdontológico (INTO) para análise da condição de saúde bucal dos usuários atendidos. Os resultados mostraram que: 26% dos atendimentos não foram programados; 74% dos atendimentos foram dePrimeiras Consultas e consultas de retorno até a conclusão do tratamento. O percentual de usuários que obtiveram tratamento concluído no período foi de 89%. Mais de 80% dos assistidos no períodocorresponderam aos grupos 0, 1 e 2 da classificação INTO. Os grupos nos quais foi maior a demanda por procedimentos cirúrgico-restauradores (grupos 2, 3 e 4) obtiveram um número médio maior de sessões por usuário e em alguns grupos houve um número grande de sessões para conclusão do tratamento. Concluiu-se que é necessária a aplicação do princípio da eqüidade, com a adoção ou elaboração de protocolos, priorizando a atenção àqueles com maior necessidade, além da organização do processo de trabalho, reduzindo o número de sessões com o objetivo de aumentar o número de Primeiras Consultas Programáticas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectINTOpt_BR
dc.subjectEqüidadept_BR
dc.subjectPrimeira Consulta Odontológica Programáticapt_BR
dc.subjectIndicadorpt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.titleAvaliação do acesso ao serviço de Saúde Bucal do município de Taquaraçu de Minas MG por meio da utilização do indicador de Primeira Consulta Odontológica Programática nos anos de 2007 a 2009.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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