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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Uso da avaliação da melhoria da qualidade da estratégia saúde dafamília na busca da excelência no atendimento no Centro de Saúde Santa Terezinha
Autor(es): Bruno Luis de Carvalho Vieira
primer Tutor: Mara Vasconcelos
Resumen: A avaliação se faz necessária nos serviços de saúde. O questionário de Avaliação de Melhoria da Qualidade (AMQ) da Estratégia de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, foi utilizado neste estudo para orientar e discutir o processo de trabalho no Centro de Saúde Santa Terezinha. Essa necessidade surgiu da demanda da própria unidade e para a melhoria da satisfação do usuário. O questionário AMQ - Cadernos 4 e 5 foram aplicados para toda equipe e seus dados foram tabulados e analisados. Foi selecionado do Caderno AMQ 5, o item que serefere ao trabalho com gestantes, porque a equipe de saúde bucal não participa das ações de promoção já existentes no centro de saúde para esse grupo. A recomendação do Ministério da Saúde para esse item é a cobertura de 80% das gestantes acompanhadas pela equipe de saúdeda família com a realização de ações de promoção de saúde e tratamento restaurador. No Centro de Saúde Santa Terezinha encontrou-se 41 gestantes sem acompanhamento. A partirdesse resultado foi elaborado um projeto de intervenção com duas frentes de trabalho: tratamento restaurador das gestantes e ações de promoção de saúde com a participação de toda a equipe. Em relação a essa última ação devido à gripe H1N1 não foi possível implementá-la sendo adiada para momento posterior. Como conclusão, podemos afirmar que através da aplicação dos questionários AMQ houve uma maior integração entre os membros da equipe e foi possível, também, identificar a cobertura das ações da Odontologia no Programa de Saúde da Família bem como o desafio da sua inserção no planejamento,avaliação e execução das ações previstas e recomendadas na atenção básica do Centro de Saúde Santa Terezinha.
Abstract: The assessment is needed in health services. The questionnaire Assessment of Improving Quality Strategy of Family Health, Ministry of Health (AMQ), was used in this study to guide and discuss the process of working in the Health Center Santa Terezinha. This need arosefrom the demand of the unit and to improve the User Satisfaction. The questionnaire AMQ - notebooks 4 and 5 were applied to the entire team and their data were tabulated and analyzed. It was selected from the notebook AMQ 5, the item that refers to working with pregnantwomen, because the oral health team does not participate in promotional activities existing at the health center for this group. The recommendation of the Ministry of Health for this item is to cover 80% of pregnant women assisted by the team of family health to the implementation of actions to promote health and restorative treatment. The Health Center Santa Terezinha has 41 women were found unattended. From this result a project was drafted with assistance from two fronts: restorative treatment of pregnant women and actions to promote health with the participation of the entire team. Regarding this last action due to influenza H1N1 has not been possible to implement it being postponed to a later date. In conclusion, we can say that through the application of questionnaires AMQ there was greater integration between team members and could also identify the coverage of the shares of the Odontology Health Program of the Family and the challenge of finding its planning, evaluation and implementation of planned actions and practices in primary Health Center of Santa Terezinha.
Asunto: Humanização da assistência
Saúde da família
Avaliação de serviços de saúde
Promoção da saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-95DQXN
Fecha del documento: 28-nov-2009
Aparece en las colecciones:Especialização em Saúde Coletiva

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