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dc.contributor.advisor1Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Artur de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee3Sideney Antunes Schreiner Júniorpt_BR
dc.creatorLilian dos Santos Fontes Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:59:10Z-
dc.date.available2019-08-12T01:59:10Z-
dc.date.issued2013-01-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-95ZJCU-
dc.description.abstractThe freight flow in urban areas is of great importance for economy. However, it brings several negative externalities and is the subject of conflict of interests of different actors. Understanding this complex system is crucial to guide public policies able to establish a balance between the positive and negative aspects of the flow of charge in an urban environment, and is a major challenge of City Logistics. Among the planning tools aiming to enable this understanding, the matrix Origin Destination (OD), is of great relevance. However, traditional methods based on field surveys have a high cost and methodological difficulties of data collection, which often makes it impossible to update the information. This study aims to validate and evaluate the applicability of a methodology proposed to estimate a freight OD matrix from secondary data, employing principles of activity-based models. These models seek to investigate the relationships that cause the need to travel and can be understood in the context of freight transportation, as the relations of production and consumption that generate demand for goods shifts. In this sense, this study presents a methodology composed of seven stages, including the definition of the study area, zoning, choice of the economic segments to be detailed, collection and processing of secondary data, trip generation, trip distribution and modeling for calibration. To validate, the methodology was applied to the city of Belo Horizonte, based on data from the Municipal Register of Taxpayers (CMC) and use the Integrated Land Use and Transportation, activity-based Model, using the software TRANUS. The model results were compared with official data from the municipality and field data collected in previous studies. The methodology proved applicable, consistent and valid results.pt_BR
dc.description.resumoO fluxo de cargas no meio urbano é de grande importância para a economia das cidades. No entanto, traz associado a ele diversas externalidades negativas e é objeto de conflito de interesses de diferentes atores. A compreensão do sistema complexo no qual se insere a movimentação urbana de cargas é fundamental para orientar políticas públicas capazes de estabelecer um ponto de equilíbrio entre os seus aspectos positivos e negativos, e constitui um importante desafio da Logística Urbana. Dentre os elementos de planejamento que buscam nortear essa compreensão, a matriz Origem Destino (OD) é de grande relevância. No entanto, os métodos tradicionais baseados em pesquisa de campo têm um custo elevado de elaboração e dificuldades metodológicas de coleta de dados, o que muitas vezes inviabiliza a atualização das informações. Esse estudo tem como objetivo geral validar e avaliar a aplicabilidade de uma metodologia proposta para estimar uma matriz OD de cargas a partir de dados secundários do cadastro municipal, empregando princípios de modelos baseados em atividades. Esses modelos buscam investigar as relações que causam a necessidade de viagens, podendo ser entendidas no contexto do transporte de cargas, como as relações de produção e consumo que geram a demanda por deslocamentos de mercadorias. Neste sentido, este trabalho apresenta uma metodologia composta de sete etapas, compreendendo a definição da área de estudo, zoneamento, escolha dos segmentos econômicos e canal de distribuição a serem detalhados, coleta e tratamento de dados secundários, geração de viagens, modelagem para distribuição e calibração. Para fins de validação, a metodologia foi aplicada ao município de Belo Horizonte, tendo como base de dados o Cadastro Municipal de Contribuintes (CMC) e utilização do modelo de Integração de Uso do Solo e Transportes, baseado em atividades, aplicando o software TRANUS. Os resultados do modelo foram comparados com dados oficiais do município e dados coletados em campo por estudos anteriores. A metodologia se mostrou aplicável, com resultados coerentes e válidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatriz ODpt_BR
dc.subjectTRANUSpt_BR
dc.subjectLogística urbanapt_BR
dc.subjectDados secundáriospt_BR
dc.subjectModelo de atividadespt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.titleProposta metodológica para estimativa de fluxos de carga a partir de dados secundários: uma aplicação em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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